Alagoas figura em último lugar no Programa de Avaliação de Alunos (Pisa)

02 jan 2014 - 09:45


Alagoas figura o 27º lugar no ranking dos estados e distrito federal brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2012, divulgado esta semana pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que inclui nações ricas.

O programa é uma iniciativa internacional de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

Segundo o novo relatório, o Espírito Santo é o estado mais bem colocado (geral) e o Distrito Federal apresentou o melhor desempenho em matemática entre os estados brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2012, divulgado hoje pela OCDE.

Aplicado em 65 países, o Pisa é um dos mais importantes testes internacionais para comparar o nível educacional das várias regiões do globo. A prova mede o conhecimento dos estudantes em matemática, leitura e ciência. Alagoas e Maranhão apresentaram os piores resultados na educação de seus estudantes, tanto na nota geral quanto na avaliação separada de cada uma das disciplinas.

Os dados refletem a triste realidade alagoana, agravada nos últimos anos por greves, reformas em unidades de ensino, falta de professores, violência, entre outras.

A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação informou que “apesar do índice não avaliar diretamente os alunos da rede municipal, a Secretaria de Educação de Maceió atuou, neste primeiro ano de gestão, dando ênfase a projetos que visam alfabetizar na idade certa, a exemplo do Pacto pela Educação na Idade Certa; estimular as competências e habilidades da criança, como o Paralapracá, desenvolvido pelo Instituto C&A e Avant; formar e orientar os professores num fazer pedagógico lúdico, com os projetos Brincar e Entre na Roda, da Fundação Volkswagen; além de se utilizar da metodologia do Mente Inovadora, que vem sendo introduzida nas classes de ensino fundamental para que os alunos tenham potencializadas suas competências de leitura, interpretação e raciocínio lógico.

A secretaria ainda destacou que a retomada da cooperação técnica com o Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vem orientando a instituição para um modelo arrojado de gestão, levando em consideração que é necessário ter padrões mínimos educacionais, infraestrutura, gestão e recursos humanos para que se tenha um resultado melhor nessas avaliações internacionais e nacionais , a exemplo do PISA e IDEB.”

A reportagem do Alagoas 24 horas também tentau contato com a Secretaria Estadual de Educação.

Por Claudia Galvão / Alagoas 24 Horas

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