A Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente de Santana do Ipanema e o Banco do Nordeste, promoveram na última sexta-feira (22), o Dia da Agricultura Familiar.
O objetivo do encontro foi fortalecer a agricultura familiar da região do Médio Sertão. Técnicos explicaram como conseguir credito no Banco do Nordeste, seguro na época da seca e melhor maneira de plantio de milho e palma.
O prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, falou da importância da agricultura para o desenvolvimento do município. “Venho trabalhando para dar melhor condições de acesso a zona rural, recuperando as estradas, trabalhando para fazer e recuperar novos poços artesianos com dessalinizadores. Durante o meu mandato a prioridade é fortalecer a agricultura do município”., garantiu o prefeito.
O secretário Municipal de Agricultura Luiz Carlos, fez um balanço das ações que já foram realizada nos 11 meses na sua pasta: Implantação de 5 dessalinizadores, 1148 cisternas, 800 da 1° água; 340 da 2° água e 3° água; 700 horas de silagem forrageira, que beneficiaram mais de 120 agricultores; projeto aprovado de R$ 425 mil reais que irá viabilizar a compra de um trator com uma grade aradora com 14 disco, cada disco com 28 polegadas; um carroção com 4 toneladas; um caminhão com 6 toneladas.
“Também estamos incentivando os agricultores a plantar milho no sistema adensado. Nosso objetivo é que 80% dos agricultores plante uma tarefa de milho. Vamos premiar aqueles que produzirem mais”, disse o secretário.
Participaram do evento agricultores, presidentes de associações comunitárias, sindicatos, cooperativas, Secretaria de Agricultura do Estado, Secretaria de Recursos Hídricos e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santana do Ipanema.
Ascom/PMSI