SEE realiza seminário voltado para a Educação Especial

19 nov 2013 - 10:11


Evento é destinado a gestores municipais e estaduais do BPC na Escola

Nos próximos dias 21 e 22, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) promoverá o Seminário de Educação Especial para orientar e capacitar os gestores municipais e estaduais do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC na Escola), a fim de prepará-los para utilizar e aplicar a ferramenta de preenchimento de questionários. O seminário, que tem como principal objetivo aprimorar o atendimento à pessoa com deficiência em todo o Estado, acontecerá no Ritz Lagoa da Anta, que fica em Cruz das Almas, das 8h às 18h.

O seminário é financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e acontecerá em parceria com os ministérios da Saúde (MS) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e também com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). O público esperado é de cerca de 450 gestores municipais e estaduais que trabalhem direta ou indiretamente com o BPC na Escola em Alagoas.

Para a gerente de Educação Especial da SEE, Sílvia Campos, o seminário é de extrema importância, pois será por meio dele que os gestores vão aprender a aplicar o questionário do BPC na Escola, que é fundamental no que diz respeito ao atendimento à pessoa com deficiência. Ela destaca, também, ser imprescindível que conheçam e saibam usar a ferramenta para atender as pessoas com deficiência que estão nas escolas, atuando, assim, de forma mais ativa com a interface das políticas públicas.

Inscrições – As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento e encaminhamento de ficha de inscrição previamente enviada às secretarias municipais para o e-mail: psb.alagoas@hotmail.com. As fichas devem ser encaminhadas o quanto antes.

BPC na Escola

Criado em 2007 pelo MEC, o programa atua com o intuito de promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência que se encontram na faixa etária de 0 a 18 anos. Desse modo, o principal objetivo é garantir o acesso e a permanência no ambiente escolar, como também o acompanhamento dos estudos e da gestão compartilhada entre as políticas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos.

Programação do Seminário:

21/11

Manhã:

– Credenciamento

– Abertura

– Painel sobre direitos humanos, direitos da pessoa com deficiência, acessibilidade e inclusão educacional e social

Tarde

– Painel sobre o programa BPC na Escola

– Apresentação dos Questionários de Identificação de Barreiras

Dia 22

Manhã

– Oficina para Simulação da Aplicação do Questionário

– Esclarecimento de Dúvidas sobre a Aplicação do Questionário

Tarde

– Painel sobre o Acompanhamento das Ações Intersetoriais – Usabilidade dos Aplicativos do Programa BPC na Escola

– Encerramento

Por Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários