Santana do Ipanema vive dias de puro medo! Isso mesmo, não estou exagerando. Encontrei recentemente vários amigos e conhecidos santanenses e todos comentaram (lamentaram) a violência que domina a cidade.
Uma onda de assaltos tomou de conta da cidade central do sertão alagoano. Os que mais reclamam da situação são os comerciantes que estão mudando a rotina para tentar amenizar a violência. No mês passado, aproximadamente 14 estabelecimentos comerciais foram assaltados no centro da cidade.
A revolta é grande, pois os assaltantes chegam muitas vezes a pé e levam tudo o que querem, ameaçando com suas armas e de cara limpa. Muitos são menores que entram no mundo do crime para satisfazer, muitas vezes, as vontades de seus líderes. Quando não são eles essas lideranças…
O major Roberto Valle, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de Santana do Ipanema, disse em entrevista ao G1/AL que os assaltos são praticados por duas facções rivais que estão disputando os pontos de venda de drogas da cidade.
Santana do Ipanema está entregue à criminalidade devido à inoperância do Estado que insiste em trabalhar com a “sensação” de segurança, quando na realidade isso só serve para gerar nova publicidade e índices dúbios e questionáveis.
A gestão municipal também não fica livre da sua responsabilidade, pois o prefeito que pensar que a questão da violência é somente do Estado pode ir fazer qualquer outra coisa na vida, porque ser prefeito não dá! Políticas públicas reais e efetivas são fundamentais para combater a violência, pois gerarão novos caminhos para os jovens percorrerem.
Precisamos gerar alternativas para as nossas crianças e jovens.
O que não podemos é ficar esperando que a situação piore e fique totalmente fora de controle. Assumam a responsabilidade de vocês, enquanto gestores públicos e comecem a realmente fazer algo, por Santana do Ipanema e por Alagoas.
Do Blog do José Marques