Cerest em Santana do Ipanema realiza oficina para trabalhadores da 9ª e 10ª Regiões de Saúde de Alagoas

02 out 2013 - 07:18


Foto: Assessoria Cerest

Foto: Assessoria Cerest

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – Regional Santana do Ipanema, realizou nesta terça-feira ( 01), uma oficina de integração com o público de referências técnicas em saúde do trabalhador dos municípios de abrangência da 9ª e 10ª regiões de saúde de Alagoas e representantes municipais no auditório da unidade.

Foram discutidos os seguintes temas:

Vigilância e identificação de riscos nos ambientes e processos de trabalho como estratégia de planejamento de promoção e prevenção de acidentes. Facilitador: Anderson Batista – Técnico em Segurança do Trabalho Cerest – Santana.

Apresentação da situação de notificação de cada município no quadrimestre mais recente, Discussão sobre portarias, exercício da Planilhas e Fichas de Notificação e Investigação. Facilitadora: enfermeira Maria das Graças Cajueiro Rego – Assessora Técnica em Vigilância a Saúde do Trabalhador/ Cerest – AL.

Discussão e atividade em grupo, onde foi trabalhada a construção de planilha de processos de trabalho e cronograma de execução nos municípios. Facilitadora: Psicóloga Sara Maria da Silva – coordenadora do Cerest – Santana.

Participaram deste evento referências técnicas dos municípios de: Canapi, Água Branca, Inhapi, Senador Rui Palmeira, Ouro Branco,Piranhas, Olivença, Mata Grande, Olho D’água do Casado, Pariconha,Poço das Trincheiras e Monteirópolis.

Na ocasião, os participantes debateram a política nacional em saúde do trabalhador, os desafios em implantar ações à classe e procedimento de adotar a vigilância como modelo norteador de coleta de dados para estabelecer o perfil e trabalhar ações estratégicas obedecendo as particularidades municipais.

A coordenadora Sara Maria confirmou parceria do setor para a realização de projetos efetivos em saúde do trabalhador e ressaltou a importância do trabalho contínuo acerca de notificação dos acidentes/agravos à saúde do trabalhador com a atenção primária e rede de apoio dos referidos municípios.

Por Divulgação

Notícias Relacionadas:

Comentários