Iteral segue com obras dos Núcleos Fundiários no agreste e sertão alagoanos

03 set 2013 - 07:29


Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

O diretor técnico de Política Agrária e Fundiária, Jaime Silva, esteve reunido com a Chefia dos Núcleos Fundiários da Região de Mata Grande, Santana do Ipanema, Arapiraca e Palmeira dos Índios na última quarta-feira (28) para discutir os investimentos do Projeto de Conservação e Reforma dos Núcleos Fundiários do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (ITERAL) – objeto de parceria com a secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico.

A iniciativa vai proporcionar celeridade às atividades desenvolvidas em cada região e ainda melhorar o atendimento aos pequenos agricultores familiares.

O projeto que tem como objetivo a conservação do patrimônio público, com ambientes adaptados ao acervo público do ITERAL, com uma estrutura mais adequada para o atendimento de pequenos agricultores familiares, comunidades quilombolas e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), além de beneficiar outras ações técnicas desenvolvidas pelo instituto – como a entrega dos títulos de terra.

Iniciado em fevereiro deste ano, o projeto deve ser concluído até o final de novembro, dando melhores condições de trabalho e conforto aos funcionários, bem como aos cidadãos usuários dos serviços públicos do Estado.

“Pretendemos concluir este projeto com a reforma dos prédios, uma vez que encontramos as instalações internas em precário estado; paredes com mofo e rachaduras, instalações elétricas e hidráulicas danificadas; teto comprometido, calçadas com buracos, e ainda todo o material de informática e escritório precisando ser trocado e restaurado, em razão da deterioração”, ressaltou Jaime.

Os recursos provenientes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) estão sendo utilizados para a reforma dos prédios públicos que abrigam os escritórios regionais do ITERAL. O projeto está sendo devidamente monitorado pelos próprios chefes dos núcleos, em cada região, e também pela Coordenação Setorial de Gestão e Diretoria Técnica de Política Agrária e Fundiária – DTPAF.

“O projeto elaborado pelo ITERAL , Jaime Silva, é uma solicitação antiga dos técnicos e está sendo executado nesta gestão e também é um ganho para a população, já que teremos melhores condições estruturais para recepcioná-los no escritório regional em Palmeira dos Índios, que se encontrava totalmente desassistido há mais de 10 anos; como também iniciar a devida conservação dos arquivos públicos do Estado, como por exemplo laudos fundiários e títulos de terra”, afirmou o técnico agrícola Osmundo Monteiro, do Núcleo Fundiário de Palmeira dos Índios

Da Agência Alagoas

Comentários