Filme e bate-papo devem abordar protagonismo feminino, violência obstétrica, e possibilidades de assistência humanizada respaldada em evidências científicas.
Parto respeitoso, protagonismo feminino e assistência humanizada são termos bastante conhecidos aos que propõem uma abordagem diferenciada sobre os nascimentos no Brasil. Hoje tratado como um evento predominantemente médico, o momento do parto tem sido rodeado de mitos, agressões e submissões da mulher a procedimentos que desconhece. A violência obstétrica, a temida ‘dor do parto’ e as intervenções rotineiras sem respaldo de evidências científicas, serão discutidos, na noite dessa sexta-feira, 23, durante um bate-papo realizado pelo grupo Roda Gestante, no restaurante do Palato Farol (2ª andar).
As discussões acontecem logo após a exibição do filme O Renascimento do Parto, que estreia em Maceió também nesta sexta, 23, no Shopping Farol, às 19 horas. A iniciativa do Cinema Lumiére partiu de pedidos feitos coletivamente em redes sociais para disponibilização do filme em Maceió. O documentário de Eduardo Chauvet e Érica de Paula tem sido exibido em mais de 20 cidades do País, e expõe a realidade dos nascimentos, com o excessivo número de cesarianas e de violência obstétrica, além de seu contraponto: uma assistência que respeita a individualidade e o tempo de cada mulher, com menos intervenções possíveis, e uma experiência única e completa para mãe, filho e família.
De acordo com a coordenadora do grupo Roda Gestante, Andrezza Souto, o debate em torno do parto tem pertinência indiscutível na conjuntura atual, considerando que a falta de informação dos profissionais e das mulheres está beirando ao caos, principalmente em Alagoas. “Precisamos de mais médicos humanizados, enfermeiras obstetras e doulas, além de uma casa de parto para finalmente colher bons frutos no nosso estado”.
O bate-papo com o tema ‘Parto Humanizado: Desafios e Possibilidades’ será realizado a partir das 20h40, logo após a sessão de estreia do filme. As inscrições para o bate-papo serão gratuitas, entretanto, as vagas serão limitadas. Para inscrever, basta entrar em contato com o grupo através da fanpage Roda Gestante.
Criado há cerca de um ano em Maceió, o Roda Gestante é um movimento voltado às mulheres pelo parto humanizado e maternidade ativa. Atualmente conta com mais de 180 integrantes nas redes sociais e promove reuniões mensais. Para mais informações, entrar em contato com Andrezza Souto – 9658 1661 e Anne Pires – 8849-6683
Serviço:
Bate-papo ‘Parto Humanizado: Desafios e Possibilidades’
Quando: Sexta-feira, 23 de agosto, às 20h40
Onde: Restaurante do Palato Farol (Avenida Fernandes Lima)
Inscrições: gratuitas (vagas limitadas), na fanpage Roda Gestante