Dia dos Pais? Não para plantonistas

11 ago 2013 - 15:00


Foto: Montagem / Alagoas na Net

Foto: Montagem / Alagoas na Net

O Dia dos Pais, festejado neste domingo (11) no Brasil, em muitos países já foi celebrado este ano. No Brasil o dia acontece no segundo domingo de agosto, enquanto em cerca de 70 nações, entre elas os Estados Unidos, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho. Outros países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a celebração em 19 de março, dia de São José.

No Brasil a data foi instituída em 1953, por uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering – que propôs a comemoração inspirado na norte-americana. O primeiro Dia dos Pais brasileiro aconteceu no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Posteriormente, foi mudado para o segundo domingo de agosto.

O Alagoas na Net traz neste domingo, Dia dos Pais uma homenagem aqueles que não puderam, por força do trabalho estar com seus filhos neste dia tão importante.

Fizemos uma relação de serviços essenciais, onde a população não pode ficar sem a assistência de “pais heróis”.

Visitamos policiais civis, militares, bombeiros e funcionários do Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, além de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

São pais, plantonistas, que tiveram que deixar seus filhos em casa para se dedicarem à obrigação do trabalho.

DRP

Pais de plantão na DRP (Foto: Alagoas na Net)

Pais de plantão na DRP (Foto: Alagoas na Net)

Na 2ª Delegacia Regional de Policia (DRP) encontramos dois pais de plantão, os agentes: José Paulo Araujo, pai de dois filhos, residentes em Maceió. José Paulo é policial civil da equipe de São José da Tapera, mas segundo ele, esse é o terceiro domingo em que tira plantão, “fazer o que, faz parte do ofício, mesmo num dia desse, em que tenho que suportar uma saudade maior”.

Laelson Cavalcante, também agente civil, é Pai de quatro filhos, sendo que dois se encontram em Campina Grande, um em Maceió e outro em Arapiraca.

Os dois pais plantonistas, relataram a nossa reportagem que já receberam os parabéns de seus filhos, e que isso, de certa forma os conforta.

BPM

Em visita ao 7º Batalhão de Policia (BPM), encontramos quatro militares de plantão, que são pais.

O 3º sargento Virgílio dos Santos Neto, pai de dois filhos, um de 7 anos e outro de 13 anos, residente em São José da Tapera, disse que tinha saído cedo de casa, mas antes tinha recebido presentes e abraços dos filhos. Mas lamentou não poder estar reunido com a família na zona rural, onde muita “comida de bebida vai rolar”, disse se lamentando, mas confirmou que é sua obrigação estar ali.

Outros dois militares, pais e plantonistas neste Dia dos Pais, que falaram à nossa reportagem foram Braulino Souza Santana, pai do Pedro de 11 anos e da Assucena de 9 anos, residente em Olho d’Água das Flores e Cícero Marcos Correia de Lima, da cidade de Ouro Branco, pai de 5 filhos. Os dois também confirmaram o carinho que receberam dos filhos, mas que estavam cumprindo suas obrigações trabalhistas.

Mesmo longe de seus filhos, militares cumprem a tarefa do labor (Foto: Alagoas na Net)

Mesmo longe de seus filhos, militares cumprem a tarefa do labor (Foto: Alagoas na Net)

HRCRM

Um dos serviços mais essenciais em todos os dias são os hospitais, especialmente o setor de emergência.

E durante a visita ao Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, não foi diferente ver que o serviço não para.

Logo na chegada flagramos uma ambulância do Samu, da cidade de Inhapi, trazendo uma pessoa com problemas de diarreia. O veículo era conduzido por Edilson Alcântara Bezerra – condutor socorrista, pai de uma filha, que lamentou não ter recebido ainda um abraço dela hoje, pois quando saiu de casa a mesma ainda estava dormindo.

O técnico de enfermagem, também da equipe do Samu de Inhapi, disse que já se sente pai, “minha esposa está com cinco meses de gravidez e isso já me faz se sentir pai”, disse sorridente.

Trabalhadores do Samu, também tem que se ausentar nesta data comemorativa (Foto: Alagoas na Net)

Trabalhadores do Samu, também tem que se ausentar nesta data comemorativa (Foto: Alagoas na Net)

Ao entrarmos no HCRM presenciamos o trabalho do vigilante Senivaldo Barbosa da Silva, pai de dois filhos, bem como o responsável pela limpeza, Joclei Lima da Paz, pai de cinco filhos, ambos residentes em Santana do Ipanema.

Flagramos, em pleno Dia dos Pais, uma figura bastante conhecida, não somente em Santana, mas em todo o Sertão, o médico obstetra Dalmário Gaia, pai de três filhos, sendo duas mulheres. “Mesmo estando trabalhando neste dia, estou feliz, pois meus filhos já me ligaram, me mandaram presente, além do mais estou fazendo o que eu gosto”, disse Dalmário.

Funcionários do maior Hospital do Sertão deixam feriado para cumprir trabalho (Foto: Alagoas na Net)

Médico, segurança e auxiliar de serviços gerais acabam passando feriado em plantão no maior hospital do Sertão (Foto: Alagoas na Net)

GBM

Outro serviço de grande relevância à comunidade é feito pelo 9º Grupamento de Bombeiros Militar. Na ocasião podemos conversar com o soldado Vanderli Ferreira dos Santos, conhecido por “Deí”, pai de um filho de 6 anos, residente em Santana do Ipanema.

Deí mostra foto ao lado de seu filho (Foto: Alagoas na Net)

Deí mostra foto ao lado de seu filho
(Foto: Alagoas na Net)

“Apesar de morar em Sertânea/PE, tive a satisfação de poder abarcar o meu pequeno Vinícuis, pois o meu plantão só começou às 11h e ai tive como curtir um pouco com ele”, disse satisfeito Deí.

Eletrobras

O único serviço plantonista de grande serventia em que não podemos contatar com ninguém, a não ser via telefone, foi no prédio da Subestação de Santana do Ipanema, onde nos foi informado que os plantonistas poderiam estar em atendimento, mas mesmo assim seria necessário que naquele local estivesse pelo menos um vigilante.

Por Redação

Comentários