Clerisvaldo B. Chagas – AGRIPA JÁ TEM DIRETORIA

11 ago 2013 - 00:05


blog

Roninho, Sérgio Campos, Manoel Messias, Clerisvaldo, Ferreirinha, Aricelmo e Dedé

A Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA – sem perda de tempo, reuniu-se na tarde do último sábado (10) no Bairro Camoxinga, onde houve debates e consensos. Houve também recepção musical e muita alegria pelos acertos e entendimentos entre os guardiões. A AGRIPA vai, paulatinamente, fortalecendo sua linha mestra, definindo situações e desenhando o seu caminho. Com a maioria dos guardiões presentes, foi estabelecido o Dia do Rio Ipanema que deverá ser comemorado todos os anos na data 21 de abril. O símbolo da AGRIPA será um busto de mulher com pote e rodilha levando água das cacimbas do rio. Como Santana do Ipanema já possui o monumento ao jumento com suas ancoretas, cangalha, cabresto e tangedor, que fazia esse papel, nada mais justo de que homenagear a cabocla sertaneja e seu pote de barro que simbolizava a luta pela sobrevivência nas areias grossa do Panema. Inclusive também, a figura completa poderá ser transformada em monumento de praça pública. As reuniões ordinárias ganharam calendário anual para as segundas e últimas sextas-feiras, às 15H30MIN.

O Estatuto encontra-se em elaboração e deverá ser discutido, aprovado e registrado brevemente. A Associação ficará aberta a todos que quiserem se integrar à luta pela proteção do rio. O futuro poderá trazer sede própria aos independentes guardiões. Entre outras coisas que se definiram nessa etapa organizacional, a formação da Diretoria Provisória foi uma delas, composta por sete membros, com rotatividade anual. Assim ficou formada a cabeça da AGRIPA: Presidente: Sérgio Campos (fazendário); Vice-presidente: Paulo César (professor); Secretária: Maria Vilma de Lima (especialista em Geo-História); 2º Secretário: Manoel Messias (ambientalista); Tesoureiro: Marcello Fausto (especialista em Geo-História); 2º Tesoureiro: Ariselmo de Melo (ambientalista); Orador: Clerisvaldo Braga das Chagas (especialista em Geo-História).

Os Guardiões pensam em exportar depois, a ideia para cidades e povoados de Alagoas banhadas pelo rio Ipanema, como Poço das Trincheiras e Batalha, Quandu, Poço da Cacimba, Fazenda Nova, Capelinha, Funil, Saúde, Timbaúba e Poço do Marco. A posse da diretoria acontecerá em pleno leito do rio Ipanema, com várias atrações para um dia de lazer.

Clerisvaldo B. Chagas, 12 de agosto de 2013. – Crônica Nº 1066

Notícias Relacionadas:

Comentários