Após ser o quarto estado do Brasil a assinar Pacto, Alagoas é o segundo a definir e aprovar metas
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos reuniu-se, ordinariamente, pela primeira vez em 2013 com a pauta única da aprovação das metas de Alagoas para o Pacto Nacional das Águas. A reunião, que ocorreu nessa terça-feira (23) no Palácio República dos Palmares, teve a presença do assessor técnico da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Cunha, que apresentou para os conselheiros a metodologia utilizada para a aplicação do Pacto das Águas e as Metas de Cooperação Federativa.
De acordo com Paulo Cunha, para assegurar a primeira parcela de R$ 750 mil, destinados à gestão de Recursos Hídricos em Alagoas, existe a meta única de aprovação do Pacto pelo CERH. A partir dessa aprovação, metas definidas pela equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da ANA e pelo CERH serão executadas.
De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Roberto Lôbo, uma das metas principais de Alagoas em parceria com a ANA é a unificação dos cadastros de recursos hídricos. Dados do estado serão incorporados ao banco nacional da Agência, buscando otimizar a gestão de informações sobre águas subterrâneas e superficiais. A Integração das Bases Cadastrais é a primeira meta identificada para Alagoas e deverá ser alcançada ainda em 2013.
A prevenção de eventos hidrológicos críticos também receberá atenção especial da equipe responsável pelo Pacto das Águas. O estado conta, também em parceria com a ANA, com a Sala de Monitoramento Hidrometeorológico, que deve desenvolver um Manual Operativo e intensificar a manutenção corretiva da rede telemétrica. As metas também envolvem o cadastro e classificação das barragens do estado.
Alagoas foi o quarto estado do país a assinar o decreto de adesão ao Pacto das Águas, e é o segundo estado a aprovar as metas do programa. Com a primeira parcela de investimento garantida, o CERH irá trabalhar em busca de alcançar as próximas metas, definidas ainda para o ano de 2013.
Agência Alagoas