O irmão da prefeita de Passo de Camaragibe, Paulo Henrique Coutinho Nogueira de Albuquerque está sendo apontado pela Polícia Civil de Alagoas como o autor material e intelectual do assassinato do secretário de Agricultura do município, Márcio Bonfim Alves. Além dele, um cabo da Polícia Militar e um jovem de 19 anos também foram presos na manhã deste domingo, dia 7.
As investigações policiais apontam que o crime, registrado no dia 22 de maio deste ano, teria sido motivado por divergências políticas entre o irmão da prefeita e a vítima. De acordo com um dos delegados que investiga o caso, Rodrigo Sarmento, Márcio teria ‘ganhado’ o cargo de secretário após tecer críticas a atual gestão do município pela internet e mesmo assim teria continuado criticando a gestão. “Ele ganhou o cargo após as críticas que andava fazendo pela internet e mesmo assim foi assassinado. Nós vamos investigar se a vítima teria tido acesso a informações privilegiadas que teriam ‘incomodado’ o autor do crime”, destacou o delegado.
No dia do crime, Paulo Henrique teria marcado encontro com Márcio na AL-101 e foi ao local acompanhado do cabo da Polícia Militar de Alagoas Rubens Felisberto de Ataíde Júnior, conhecido como Bureco, e de Janailson Souza Júnior, 19.
Questionado se o crime teria a participação de prefeita da cidade e irmã do acusado, Márcia Coutinho Nogueira de Albuquerque, o delegado alegou que até o momento não há indícios que levem a participação dela no crime. “As investigações apontam que o próprio Paulo decidiu assassinar e ele mesmo efetuou o disparo que matou a vítima. Apesar do crime ter motivações políticas, até o momento não há indícios da participação da prefeita Márcia Coutinho no crime. Caso, durante as investigações, apareça algum indício de envolvimento, ela será investigada”, explicou Rodrigo Sarmento em entrevista a imprensa junto com os delegados Robervaldo Davino e Ana Luíza Nogueira.
A polícia chegou até os acusados através de testemunhas que teriam encontrado a vítima antes do crime e o mesmo informado que teria um encontro no local onde foi assassinado e outra que teria visto os acusados junto com Márcio na margem da rodovia.
Ainda de acordo com Sarmento, a polícia está investigando se vítima e acusado teriam entrado em discussão no momento do crime ou se o assassinato foi premeditado. O delegado disse que os três presos negam qualquer participação no crime.
Paulo Henrique foi preso nas primeiras horas de hoje no apartamento onde mora no bairro de Ponta Verde. Janailson foi preso em Passo do Camaragibe e o militar no Povoado de Porto da Rua. Com Bureco a polícia encontrou ainda uma arma sem registro. Bureco e Janailson estão sendo investigados também por suposta participação em outros crimes de homicídios registrados na cidade.
Bureco, que foi candidato a vereador por São Miguel dos Milagres, teria um relacionamento profissional e pessoal com Paulo Henrique. Já Janailson seria amigo de Rubens.
Os três estão sendo ouvidos na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica, e posteriormente serão encaminhados para a Casa de Custódia da PC. Eles devem permanecer preso por 30 dias, uma vez que há mandado de prisão temporária.
Do Alagoas 24 Horas