O ex-prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas, apresentou-se, à 17ª Vara Criminal da Capital, na tarde desta sexta-feira. Ele estava acompanhado de um advogado, foi citado pelo Juízo e, em seguida, voltou para União dos Palmares para cumprir prisão domiciliar. As prisões decretadas pela 17ª foram todas para cumprimento em domicílio. Portanto, os seis presos hj, depois de terem se apresentado aos magistrados que compõem o Colegiado e terem recebido os mandados de citação, foram obrigados a voltar para suas residências e lá permanecerem, até posterior decisão judicial.
A operação desencadeada pelo Gecoc, em parceria com a Polícia Federal, já foi finalizada. Os oito mandados de prisão foram cumpridos pela PF e cinco pessoas foram detidas e encaminhadas para prestar depoimento à 17ª Vara Criminal da capital: Orlando Sarmento Cardoso Filho, Nelma Lúcia Martins de Souza, Diego Guilherme Calixto, Washington Bezerra Costa e Tereza Cristina Gomes Bezerra. Orlando foi o único preso em Maceió, no bairro do Pinheiro.
Informamos ainda que não haverá coletiva do Gecoc para falar sobre as investigações. O coordenador do Grupo, promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça – que se encontra em atividade externa fora do MP nesta manhã, estará na instituição no horário da tarde e, aqueles que quiserem tentar contato com ele, poderão fazê-lo a partir das 15h, através do telefone 2122-3500.
MPE/AL