O CEREST Regional Santana do Ipanema realizou na última segunda-feira, (10) uma ação do projeto: “Saúde da criança em foco” em virtude do Dia Nacional contra o trabalho infantil 12 de junho.
Participaram da ação o fórum estadual de prevenção do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador alagoano; Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas; CEREST AL; Conselho tutelar de Pão de Açúcar; Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar; Secretaria Municipal de Assistência social de Pão de Açúcar; Secretaria Municipal de Educação de Pão de Açúcar.
O projeto piloto foi criado com o intuito de despertar nos municípios a necessidade de articular ações voltadas à erradicação do trabalho infantil sob a ótica dos agravos que tal prática trás à saúde, oferecendo assim outras alternativas de assistência à saúde e diversão para este público, que garantam os direitos e deveres das crianças e adolescentes.
A ação contou com profissionais de assistência social, enfermagem, odontologia, nutrição, pedagogia, fisioterapia, psicologia e de recreação: uma rica experiência de inclusão de um público diversificado e intersetorialidade, onde cada profissional ofereceu conhecimentos na sua linha de atuação e promoveu integração multiprofissional.
Foram realizadas atividades lúdicas; verificação de peso e altura, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC); utilização de escovodromo para educação de higiene bucal com distribuição gratuita de kits de higiene bucal, cartilhas, salada de frutas, pipoca, brindes alusivos ao evento e brincadeiras. Tudo isso paralelo ao serviço de fiscalização de crianças em situação de trabalho, realizada pela superintendência regional, conselho tutelar, fórum e Cerest AL dentro da feira de Pão de Açúcar.
Após a ação, foi realizada reunião no CRAS Velho chico com diversos representantes que participaram da ação, ministrada por Marluce Pereira coordenadora do Fórum estadual de prevenção do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador alagoano; para fazer uma avaliação dos pontos detectados e traçar propostas para intervenções intersetoriais no município. O evento teve o apoio da:
· Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema;
· Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar;
· Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema;
· Equipe “Doses de alegria” do Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo;
· Conselhos Tutelares de diversos municípios do sertão alagoano.
Por Ascom/PMSI