O Projeto Saúde na Praça, em Santana do Ipanema, completou um ano de atividades nesta segunda-feira(10). São 320 pessoas que participam de atividade física pela manhã e a noite. Todas elas felizes por ter conseguido uma melhor qualidade de vida, após começa a frequenta o projeto.
O prefeito Mário Silva participou da comemoração e garantiu a continuidade do projeto. O gestor anunciou que a coberta colocada na praça ficará na Praça Adelson Miranda, não só no inverno, mas permanente, e que todos fiquem tranquilo que o projeto continuará diferentemente do que diziam na campanha.
Mário Silva comunicou o inicio de obras na Ponte do Urubu, Lagoas do Junco, e que esta negociando a compra de um terreno para a construção de mil casas populares.
Uma das usuárias do programa dona Elenilda Felix da Silva, 61 anos, contou que ela fazia caminhada todas as manhã quando sua sobrinha a convidou para participar das atividades junto com o grupo há um ano.
Segundo Elenilda no início ela chegou com tímidez, mas com o tempo perdeu a vergonha e hoje está feliz e com saúde graças a caminhada e a física que faz durante a semana, “ eu tinha dores e a pressão fora de controle depois dessa atividade, nunca mais entrei em um hospital, a ultima vez foi no antigo Arsênio Moreira, continuou tomando os remédio,mas minha vida melhorou graça ao programa” finalizou Elenilda.
Hoje junto com ela participam duas filhas e duas sobrinhas todas moram no bairro Maniçoba.
Outra que também está há um ano é Camila Amorim, ele começou com 14 anos acompanhando sua mãe Maria Gorrete, elas caminham cerca de 4 Km da Cohab Velha, bairro de São José, para fazer a ginástica toda a noite, Camila, falou que as atividades tira o cansaço diário do estuda e da ajuda no serviço de casa.
Com diabetes o senhor Neuvaldo Soares Melo,77 anos, disse “que apesar da doença esta feliz,muito feliz e bem de saúde, espero ainda comemorar outros aniversários do projeto com todas as pessoas que estão participando” .
Para o professor Matheus Teles, o projeto veio para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, muita gente que não saiam de casa esta participando e estava feliz por que o projeto continua e tem crescido. “As pessoas desconfiavam muito dizem que o projeto não ia continuar, mas o prefeito confiou, esta dando o maior apoio no trabalho e estamos aqui um ano,espero que o projeto vai para uma década e trazendo saúde para essas pessoas”.Disse o professor Matheus.
A professora Hellefelete Alves França,disse que desde o inicio foi um grande avanço com relação a área da saúde principalmente as pessoas de maioridade que perceberam o melhoramento na qualidade de vida.No final das atividades foi servidos um bolo com muito parabéns.
O projeto tem apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema, Núcleo de Apoio a Saúde da Família(NASF),Núcleo de Promoção a Saúde(NUPS) e Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema.
Por Ascom/PMSI