Pedido de novo empréstimo do Governo do Estado gera debate entre parlamentares na ALE

05 jun 2013 - 13:08


Governo do Estado tenta liberação para novo empréstimo de R$ 1 bi.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Uma nova discussão política entrou na pauta da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), na tarde desta terça-feira (4). O debate aconteceu durante a sessão ordinária e o assunto polêmico foi o pedido de liberação de um novo empréstimo na ordem de R$ 1 bilhão, solicitado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

O deputado estadual, líder do governo, Edvaldo Gaia (PSDB), defendeu a iniciativa governamental, alegando que a ação é uma oportunidade de melhorar a situação do Estado.

Com um ponto de vista diferente, o deputado Olavo Calheiros (PMDB) classificou como irresponsabilidade o novo pedido, o que gerou uma movimentação dos petistas Judson Cabral e Ronaldo Medeiros, que exigiram explicações sobre o pedido.

“O Estado vai ficar cada vez mais endividado. Contrair um empréstimo para pagar outro é afundar o Estado em dívidas”, lamentou o peemedebista.

Juros melhores

Para explicar a ação do Governo, o presidente da Comissão de Orçamento, deputado Jota Cavalcante (PDT) explicou que o novo empréstimo na verdade é uma adequação da Lei 7423 de 2013 que, de acordo com a resolução do Banco Central, que diz que “caso o Governo encontre um valor com uma taxa mais baixa de juros pode contrair um novo empréstimo para pagar um outro que tenha juros mais altos, e que a Assembleia pode autorizar o empréstimo”.

Já Edival Gaia defendeu que o empréstimo feito com uma taxa de juros menor resultaria, diretamente, na oportunidade de melhorar a situação do Estado. Ao final das discussões, Gaia pediu o adiamento da apreciação da matéria. Após a sessão, os deputados da Comissão de Orçamento se reuniram, discutiram a matéria, que agora se apresenta apta para ser apreciada na próxima sessão.

Da Redação com Gazetaweb

Comentários