O município de Tanque d’Arca está sofrendo com a falta de chuvas. Os danos são visíveis: açudes secos, gado sem pasto, plantações mortas e a falta de água para abastecimento. Em virtude da seca, o prefeito do município, Roney Valença, decretou estado de emergência. O decreto nº 003/ 2013 foi publicado na edição desta sexta-feira, 19 de abril, do Diário Oficial do Estado.
O prefeito Roney Valença disse que nestes 50 anos que vive em Tanque d’Arca nunca presenciou uma seca como esta. “Nestes anos que estou no município eu nunca presenciei uma tristeza dessa. Até as cacimbas já secaram. Estou muito preocupado. A cidade está sem água. A fonte de abastecimento reduziu em 90% sua capacidade”.
Para minimizar a situação, um trator da prefeitura com um tanque de 3000 litros está fazendo a distribuição de água nos locais mais afetados. De acordo com o prefeito, o reconhecimento do decreto pelo governo federal além de auxiliar no melhoramento do abastecimento de água, vai possibilitar uma ajuda federal para os agricultores, através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
por Assessoria