Em Maceió, 53 jovens custodiados estão aptos a votar Em todo o país, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, estão em idade de votar e têm o título de eleitor podem exercer o direito do voto.

Ascom / TRE-AL

07 ago 2024 - 07:00


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Nas eleições municipais do dia 06 de outubro, 53 jovens internados na Unidade de Internação de Jovens Adultos, em Maceió, poderão votar.

Em todo o país, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, estão em idade de votar e têm o título de eleitor podem exercer o direito do voto, como é o caso dos internos maiores de 16 e menores de 18 anos.

Para que este público específico possa ir às urnas, é necessário uma estrutura diferenciada. As providências envolvem questões de segurança, de transferência temporária de título desses eleitores, a formação de mesas eleitorais na unidade de internação, além da convocação de mesários e mesárias preparados para este tipo de atendimento.

A votação dos jovens custodiados da capital é organizada pela 33ª Zona Eleitoral, que já recebeu da Superintendência de Medidas Socioeducativas (SUMESE) a lista do quantitativo de jovens aptos, inclusive com o número de suas inscrições eleitorais.

Comentários