AL cria Observatório p/ mapear dados do Cooperativismo e da Economia Solidária Iniciativa visa apresentar informações sobre o papel do movimento cooperativista tanto do ponto de vista econômico, quanto social.

Raphael Silva (sob supervisão) / Ascom Sedics

31 jul 2024 - 17:00


Ação governamental visa o mapeamento de dados do segmento e que será coordenado pela secretaria do Cooperativismo
(Foto: Ascom Sedics)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, instituiu, nesta segunda-feira (29), a criação do Observatório Alagoano do Cooperativismo e da Economia Solidária.

A iniciativa visa o mapeamento de dados do segmento e que será coordenado pela secretaria do Cooperativismo, busca dar visibilidade e subsidiar a produção de conhecimento para o campo do cooperativismo e da economia solidária em Alagoas, tanto visando à incidência sobre as políticas públicas como o apoio aos processos de organização socioeconômica.

De acordo com o secretário do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, uma das principais ideias do Observatório é promover o diálogo com atores que atuam no segmento.

“O Observatório exercerá também o papel de articulador de uma rede de instituições de pesquisas, entidades e organizações que lidam com o tema, viabilizando a produção coletiva e colaborativa de conhecimento para fortalecer o cooperativismo e a economia solidária em Alagoas”.

A secretária Alice Beltrão destaca que a criação do Observatório faz parte das estratégias do Governo Paulo Dantas para divulgação e reconhecimento do cooperativismo e da economia solidária em Alagoas.

“O cooperativismo em Alagoas é modelo para o Brasil por possuir uma política bem definida de fortalecimento aos gargalos econômicos e sociais por meio do cooperativismo. E o Observatório chega para fortalecer o trabalho que estamos construindo para fortalecer cada vez mais o setor”.

Comentários