A meteorologia aponta previsão de chuva para os próximos dias em Santana do Ipanema. Está previsto uma pequena quantidade de chuva, que ficará entre 2 e 7mm.

O sábado foi marcado com chuvas na madrugada e formação de nuvem durante o dia (Foto: Paulo Sergio Júnior)
Após um longo período de estiagem, em uma seca que, praticamente tem devastado o Sertão de Alagoas, a chuva voltou a cair, durante a madrugada deste sábado, (20), em Santana do Ipanema.
Mesmo de forma modesta, vários moradores presenciaram os primeiras gotas de chuva, que trouxeram para o Sertão um cenário a muito tempo não visto: O céu nublado e fechado pelas nuvens. De acordo com as previsões meteorológicas, todo o estado alagoano estaria propenso a ter pancadas de chuvas, da sexta-feira (19) até domingo (21).
Alguns internautas da rede do Facebook acabaram mostrando a satisfação e alegria em ver, nem que em pequena quantidade, o “liquido precioso” chegando na região.
Foi o caso da jovem Erica Alves, que postou uma foto, mostrando a paisagem nublada da Serra da Microondas em Santana do Ipanema(foto ao lado).
Ainda é cedo
Segundo um estudo apresentado na manhã desta sexta-feira, (19), em uma reunião entre especialistas em meteorologia no Palácio do Governo, em Maceió, a situação da seca em Alagoas, deve durar, pelo menos mais três meses.
O boletim da quadra chuvosa, que compreende os meses de abril, maio, junho e julho, foi elaborado na Reunião de Análise e Previsão Climática que acontece mensalmente e reúne meteorologistas de todo o Brasil. Eles levam em consideração as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera.
De acordo com o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Emanuel Teixeira, ainda que chova será um fenômeno isolado. “As chuvas se concentrarão nos Litorais e na Zona da Mata, o Sertão e Agreste não devem acompanhar esse quadro”.
A meteorologia aponta previsão de chuva para os próximos dias em Santana do Ipanema. Está previsto uma pequena quantidade de chuva, que ficará entre 2 e 7mm.
Por Paulo Sérgio Junior – colaborador