Para celebrar e reconhecer a diversidade dos artistas com deficiência de Alagoas, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) deu início, nessa quinta-feira (25), ao 2º Festival Estadual da Inclusão. A abertura do evento, que neste ano foi expandido para mais três municípios, aconteceu no Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia.
A realização do Festival está em consonância com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e visa democratizar o acesso à cultura, promovendo ações que valorizem o potencial artístico das pessoas com deficiência. O evento se configura como um espaço onde elas são protagonistas, celebrando suas conquistas.
De acordo com a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a interiorização de ações como o Festival fortalece a entrega de políticas públicas nos municípios.
“Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo de Alagoas em garantir que pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados e possam participar plenamente da sociedade”, destacou a gestora.
A programação foi aberta pela secretária Arabella e contou com apresentações culturais do Grupo Luzes da Diversidade, do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Física, Anexo TEA, da Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia. Em seguida, convidados debateram sobre a arte como ferramenta de inclusão.
Diversos artistas com deficiência abrilhantaram o evento, demonstrando seus talentos. Entre as apresentações, destacaram-se o cantor Bartilônio Noia, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Delmiro Gouveia; o Grupo Jardim Inclusivo, da Associação Pestalozzi; o dançarino Erick Silva, da Associação dos Deficientes Físicos, e as apresentações “Toada Inclusão” e “Espantalho Tito”, da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.
Vanderson Araújo, pessoa com deficiência e estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Dulce, demonstrou grande entusiasmo ao participar do evento no shopping.
Emocionado, ele agradeceu a oportunidade de apresentar uma toada sobre sua escola. “Gostaria de agradecer aos meus professores e à minha diretora por todo o apoio e ensinamentos. Graças a eles, estou aqui hoje,” disse o jovem.
Segundo Jucila Brandão, coordenadora da Educação Especial de Delmiro Gouveia, a ação é de fundamental importância para promoção da cultura e da arte.
“Somos gratos à Secdef por oportunizar essa ação tão importante. O Festival além de valorizar, ele incentiva o potencial das pessoas com deficiência”.