Por meio de comunicado oficial, o prefeito justificou a medida por causa da falta de verbas e situação em que vive o município.
O prefeito Luiz Medeiros Nobre, da cidade de Carneiros, no Sertão de Alagoas, informou através de comunicado oficial, que a 25ª edição da Festa do Trabalhador não será realizada este ano no município.
O evento mais tradicional do município, que acontece sempre no dia 1º de maio [Dia Internacional dos Trabalhadores] não deverá acontecer, segundo o próprio gestor, devido à falta de verbas públicas. De acordo com o documento emitido nesta sexta-feira (19), Luizão afirma que assumiu a prefeitura com “inúmeros e sérios problemas”.
Salários atrasados, débitos da gestão passada e a diminuição do repasse através do Governo Federal, foram alguns dos motivos alegados pelo prefeito. “Como se isso tudo não bastasse, Carneiros, assim como outros municípios da região, vive um período de estiagem dos mais castigantes dos últimos anos”, informa a nota.
Por fim, o gestor da cidade sertaneja, se compromete com a comunidade, que a partir do próximo ano o governo deverá retomar a festa realizando assim o evento tradicional.
Veja a nota completa:
ESTADO DE ALAGOAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNEIROS
GABINETE DO PREFEITO
COMUNICADO OFICIAL Nº 002/2013
CARNEIROS/AL, 19 DE ABRIL DE 2013.
ASSUNTO: CANCELAMENTO DA 25ª EDIÇÃO DA FESTA DO TRABALHADOR
Povo de Carneiros e região, em especial aos jovens que residem no alto sertão,
Na condição de Prefeito de Carneiros/AL faço uso de minhas atribuições para, neste ato e, com muita tristeza, informar que lamentavelmente a 25ª edição da tradicional Festa do Trabalhador não será realizada neste ano de 2013.É importante a compreensão de todos para que, neste momento, seja feita uma reflexão no sentido de entender a situação crítica pela qual o nosso Município está passando. O fato real é que assumimos uma Prefeitura com inúmeros e sérios problemas, a citar alguns:
• Salários dos servidores e pagamentos dos fornecedores atrasados;
• Empréstimos consignados dos servidores que não foram repassados pela gestão anterior à Caixa Econômica Federal;
• Impedimento de o Município receber repasses de convênios do Governo Federal por está no Cadastro Único de Convênios – CAUC, uma vez que não prestou contas (ou prestou inadequadamente) dos convênios na gestão anterior;
• Ação de cobrança por falta de pagamento de compra de fardamento escolar feito pela gestão anterior, além de 11 (onze) ações trabalhistas;
• Considerável diminuição, mês-a-mês, dos repasses dos Governos Federal e Estadual.
Como se isso tudo não bastasse, Carneiros, assim como outros municípios da região, vive um período de estiagem dos mais castigantes dos últimos anos. Por tudo isso, estamos sofrendo diariamente, vendo os nossos resistentes agricultores já quase sem condições para sustentarem a família e perdendo o seu gado e criações por falta de água. Os carros-pipas que disponibilizamos com a ajuda do Governo somente ameniza essa dura situação, cuja solução só deve cessar com o cair das chuvas.
Diante deste cenário nebuloso, infelizmente não nos resta outra alternativa se não o cancelamento da 25ª edição da tradicional Festa do Trabalhador aqui em Carneiros.
Contudo, contando com a necessária compreensão de todos e, com o pensamento positivo, firmo, desde já, o compromisso de realizarmos em 2014 a 25ª edição da Festa do Trabalhador, uma tradicional festa a altura da importância de cada um do nosso povo sertanejo/nordestino/alagoano/brasileiro.
Atenciosamente,
LUIZ MEDEIROS NOBRE
Prefeito de Carneiros/AL
Da Redação com Assessoria