Congresso de Inovação e Tecnologia discute importância da pesquisa em saúde

19 abr 2013 - 15:44


Foto: Carla Cleto

Foto: Carla Cleto

A importância da pesquisa científica na área de saúde será um dos tópicos discutidos no 1º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (1º Alagoas Caiite), que acontece a partir de segunda-feira (22), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá. A palestra sobre o tema será realizada na quarta-feira (24), às 11h.

Quem fala a respeito da Elaboração de Projetos de Pesquisa em Saúde é Luiz Marques Campelo, coordenador geral de Fomento à Pesquisa em Saúde do Ministério da Saúde (MS). A oficina será focada no direcionamento para as melhorias de implementação nos programas e na detecção das principais dificuldades de adesão aos editais.

Segundo a gerente de Ciência e Tecnologia em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria de Fátima Lima, a participação dos interessados na área é de extrema importância. “Esses profissionais, assim como técnicos e gestores de saúde, devem comparecer, pois esse é um tema fundamental a ser trabalhado “, diz.

Ela ressalta que, apesar de as inscrições para o Caiite estarem encerradas, a participação na palestra será aberta a todos. “A atividade será importante, inclusive, para quem deseja participar do PPSUS [Programa de Pesquisa para o SUS] 2012-2013, que terá o edital lançado em Alagoas em um evento no mês de maio”, acrescenta a gerente.

CAIITE – I Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia é aberto e gratuito e tem como objetivo compartilhar com a sociedade alagoana a produção acadêmico-cultural da comunidade científica visando o desenvolvimento de Alagoas. A iniciativa acontece até o dia 27 de abril e partiu de um grupo de pesquisadores e gestores interessados em dar publicidade da Ciência e das Artes. Mais informações estão disponíveis no site http://www.caiite.ifal.edu.br/.

PPSUS

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações por meio da parceria entre instâncias estaduais da área e de ciência e tecnologia. O objetivo é financiar pesquisas em temas prioritários, capazes de dar resposta a problemas que necessitam do conhecimento científico para sua resolução.

De caráter nacional, o programa tem verba proveniente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já na esfera estadual estão envolvidas a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e as Secretarias de Saúde.

Por Ascom / Saúde

Notícias Relacionadas:

Comentários