Fé e tradição se uniram na manhã desta terça-feira (16) para levar as imagens da Padroeira de Santana do Ipanema e seu esposo até o altar. A procissão dos carreiros mobilizou centenas de fieis sertanejos e abriu as celebrações da Festa de Senhora Sant’Ana e São Joaquim.
Era por volta das 8h30 quando o padre José da Silva iniciou a celebração de uma missa no Parque de Exposições Izaias Vieira Rego. Ali estavam mais de 700 carreiros, embuidos no espírito de devoção aos avós de Jesus Cristo.
O site Alagoas na Net conversou com o Padre Jacyel Soares Maciel, pároco da Igreja Matriz, que está há 8 anos a frente da Paróquia e acompanhou todo o evento.
“Somente na pandemia não pudemos realizar, mas fora isso, sempre estivemos nessa procissão, que já é tradição não só em Santana do Ipanema, mas em toda a região”, disse.
Manoel Damasceno Fontes, popularmente conhecido como Nequinho é o carreiro responsável por conduzir os bois que levam a imagem da santa. Ele contou sobre a origem dessa tradição de levar as imagens em carros-de-bois.
“Tudo começou com o Luizinho, que descobriu que a imagem de Senhora Santana veio de Penedo a Pão de Açúcar de canoa, e desta cidade até Santana ela veio de carro-de-boi. Falamos com o padre Delorizano e ele autorizou a realizar a primeira procissão. Daí, não parou mais”, relembra o agricultor.
Ao final da celebração eucarística, os dois padres tomaram assento no carro de boi que levava a imagem de Senhora Santana e lideraram a procissão até a cidade. Muitos foram os santanenses que aguardavam nas portas para ver a imagem passar.
Uma delas foi Michele Nunes, que ao lado do filho e da sua mãe esperava a passagem. “É uma tradição, todo ano acompanhar a procissão de Senhora Santana, nossa padroeira”, declarou ela. A mãe completou: “A gente vem e tentar chegar perto, tirar uma foto, fazer um vídeo”.
O final do percuso se deu em um terreno que fica de frente a Superintendencia Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), no bairro Domingos Acácio. Lá os carreiros receberam às bençãos dos padres, para em seguida a imagem ser levada a Igreja, no centro da cidade.
NOVENAS
A partir desta quarta-feira (17), a Paróquia de Senhora Santana dá início as nove noites de celebrações (novenas) até o dia 26 de julho, com a Procissão com as imagens de São Joaquim e Sant’Ana.
A programação completa da Festa de Senhora Sant’Ana voçê pode conferir, CLICANDO AQUI.