Tem início nesta sexta-feira (12) a primeira noite de shows da 60ª Festa da Juventude de Santana do Ipanema, conhecida como a Maior Festa Jovem do Estado de Alagoas. O evento é realizado no Largo Cônego José Bulhões, no centro da cidade sertaneja.
Antes da festa propriamente dita acontecer, a Prefeitura Municipal fez um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público de Alagoas (MP-AL) e outras autoridades, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, dentre outros outros órgãos envolvidos.
O chefe de gabinete Cleudson Nobre conversou com o site Alagoas na Net e explicou os pontos principais do TAC. Ele disse que o documento trata-se de um regramento do que pode e o que não pode dentro da festa, atribuíndo aos órgãos as suas devidas responsabilidades.
“A Prefeitura tem uma responsabilidade maior, pois cabe passar para a população, por exemplo, a proibição da entrada de garrafas ou qualquer objeto de vidro, bem como a não permissão da venda de espetinhos, mesas bistrôs e entrada de garrafas térmicas”, disse Nobre.
Sobre a proibição da entrada das caixas témicas, Cleudson fez questão de frisar o motivo da decisão.
“A entrada das caixas foi um dos questionamentos que vimos aparecer, pois muitos querem levar suas bebidas. Este ano decidimos tomar essa medida, pois os objetos ocupam bastante espaço e se a gente libera, iriamos tomar muito do pátio dos shows. O local não está adequado para ocupar com tantas caixas témicas e isso pode até atrapalhar a locomoção dos órgãos de segurança”, falou.
Cleudson também falou sobre uma pequena mudança na localização do palco e acessos da festa. “Anteriormente o palco ficava num local onde perdiamos um grande espaço, na rua subindo a pizzaria. Agora, onde ele está localizado, qualquer pessoa, de qualquer lugar da praça, ter uma visão ainda melhor e também ganhamos mais espaço naquela rua”, ressaltou.
Este ano também foi mudada a direção da entrada do camarote da Prefeitura, que antes era feito no cruzamento do centro com a ponte da AL 130, em frente ao Lojão do Caruaru. Agora, naquela entrada só entram os artistas e produção das bandas.
“Para ter acesso ao camarote da Prefeitura, deve-se entrar por um dos três lugares: pelo bairro Arthur Moraes, passando pela passagem molhada; pela rua conhecida como oficina de Cecel ou ainda pela rua ao lado da Igreja Adventista. A entrada do camarote será ao lado da estação elevatória da Águas do Sertão”, descreveu o chefe de Gabinete.
A entrada do público em geral continua ao lado da pizzaria, na rua Pedro Brandão.
Nossa reportagem perguntou ao Nobre qual a expectativa de público para a Festa da Juventude deste ano, visto que grandes atrações de nivel nacional estão previstas para participar.
“A gente está com a maior preocupação sobre a ocupação nos shows, por isso a Prefeitura tratou de reforçar a segurança, que vai ser feita pela VAS Produções, empresa que ganhou a licitação nesse quesito. Serão 150 seguranças, todos capacitados e cadastrados na Polícia Federal”, destacou.