Em Alagoas, gás natural minimiza emissão de poluentes e é matéria-prima para diversos setores Empresas apostam no combustível e reduzem custos na quantidade de carbono emitido.

Amanda Alves / Ascom Algás, com Agência Alagoas

25 jun 2024 - 22:32


Gás natural contribui para a segurança operacional das indústrias, por possuir menor risco de acidentes (Foto: Ascom Algás)

O gás natural se notabilizou no mercado alagoano por ser amplamente utilizado nas indústrias, entre outros fatores, por sua capacidade de fornecer uma queima limpa, o que minimiza a emissão de poluentes e contribui para a preservação do meio ambiente.

Quem ressalta essa qualidade é o gerente comercial da Algás, Fábio Sousa, ao afirmar que o gás natural é capaz de substituir, com eficácia, qualquer energético sólido, líquido ou gasoso, podendo ser empregado como matéria-prima para diversos setores. “O seu uso é uma alternativa para as indústrias alcançarem maior rentabilidade, eficiência e processos operacionais mais sustentáveis”, diz o gerente, referindo-se ao fato de o gás natural ter baixa emissão de poluentes.

O uso do gás natural, ainda de acordo com o gerente da Algás, também contribui para a segurança operacional das indústrias, uma vez que possui menor risco de acidentes em comparação a outros combustíveis fósseis. “Com todas essas vantagens, ele se consolida como uma solução energética estratégica e sustentável para o desenvolvimento industrial”, completa Fábio Sousa.

Ainda de acordo com o gerente comercial da empresa, além de ser um combustível eficiente para a geração de energia elétrica, o gás natural é bastante empregado em processos industriais que demandam grande quantidade de calor e um controle preciso de temperatura.

Dentro das suas utilizações, destaque para a vantagem de sua utilização na cogeração, que permite a produção simultânea de eletricidade e calor. “Este processo é altamente eficiente, pois aproveita ao máximo a energia térmica gerada, reduzindo significativamente desperdícios e aumentando a competitividade entre as indústrias”, diz Fábio Sousa.

É insumo fundamental no setor químico

Além de eficiente, o gás natural, ainda segundo ainda Fábio Sousa, destaca-se como um insumo fundamental no setor químico. Ele é utilizado na produção de compostos químicos essenciais para a fabricação de fertilizantes, plásticos e diversos produtos industriais.

A versatilidade do gás natural, combinada com seu custo-benefício e menor impacto ambiental, faz dele uma opção vantajosa para o setor industrial, promovendo uma produção mais limpa, eficiente e econômica.

Outro fator que o torna atraente para o setor industrial é o seu custo bastante competitivo em relação aos outros combustíveis como GLP (gás liquefeito de petróleo).

A Algás, distribuidora de gás natural de Alagoas, disponibiliza em seu site a tabela de tarifas homologada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), por meio do endereço https://algas.com.br/gas-natural/gas-industrial/ 

Comentários