Nelson da Rabeca protagoniza filme que estreia na quarta-feira (26) em Maceió Documentário do diretor Glauber Xavier e show que abrilhantará seu lançamento são inéditos na cidade.

Amanda Duarte / Assessoria Sambacaitá Produções

24 jun 2024 - 08:00


Seu Nelson traduzia a riqueza da cultura alagoana nas suas composições e no talento de tocar sua rabeca, instrumento construído por ele artesanalmente (Foto: Agência Alagoas)

O processo de criação de uma rabeca pelo Mestre Nelson da Rabeca foi inteiramente filmado antes do falecimento desse ícone da Cultura Popular Alagoana e faz parte do documentário Três dias com o Mestre. O média-metragem do diretor Glauber Xavier estreou mundialmente no Festival Internacional de Cine Latino de Uruguay (Latinuy) e será exibido pela primeira vez em solo maceioense na quarta-feira (26), às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara. Após a sessão, Dona Benedita e o projeto Tradição Improvisada encerrarão a noite com um show que também é inédito na cidade. O evento de estreia será gratuito e aberto ao público.

Seu Nelson era cortador de cana e descobriu-se músico aos 54 anos. Fabricava artesanalmente as próprias rabecas e aprendeu a tocá-las de forma autodidata. O Mestre tornou-se oficialmente Patrimônio Vivo de Alagoas em 2009 e faleceu em abril de 2022, aos 81 anos, devido a uma infecção. O artista conquistou admiradores dentro e fora de Alagoas devido à singularidade na criação de seus instrumentos e músicas.

Um desses entusiastas é o pesquisador e rabequeiro Luiz Henrique Fiaminghi, amigo de Nelson. Foi a produção da rabeca encomendada pelo músico, por meio do projeto A Vez e a Voz da Rabeca, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que foi filmada por Glauber e sua reduzida equipe. Essa encomenda preciosa, sobretudo, marcou a parceria entre o diretor alagoano e a Udesc para a realização da obra.

Junto à produtora Renah Berindelli e ao diretor de fotografia Ramon Santos, Glauber imergiu não apenas no processo de criação da rabeca por Seu Nelson e seus filhos Eliane e Maciel como também no cotidiano e nas histórias de vida de Nelson e Dona Benedita — artista da Música Popular e companheira do rabequeiro.

A partir da inusitada proposta etnográfica de acompanhar Nelson durante três dias, a obra nasceu imersa numa atmosfera afetiva e assume um relevante papel para a preservação da memória do Mestre e do universo que o cerca, assim como do seu modo de confeccionar rabecas.

“Eu sempre tive uma grande admiração pelo Seu Nelson. O conheço desde quando ele tocava na praia do Francês, nos anos 90. Tivemos alguns poucos encontros de interação artística e sempre o achei muito gentil, generoso e receptivo. A experiência da criação do filme foi incrível. Havia uma admiração e encantamento mútuos ali entre nossa equipe e aquela família.”, destaca Glauber, que também sinaliza a existência de um projeto documental sobre Dona Benedita em fase de captação para produção.

O show que encerrará a noite de estreia de Três dias com o Mestre não poderia ser outro. Dona Benedita e o projeto Tradição Improvisada, que tem em seu cerne Nelson, Benedita e seu amigo de longa data Thomas Rohrer, compartilharão com o público composições de Nelson e Benedita, sob improvisação livre. 

A apresentação musical protagonizada pela cantora e compositora alagoana reúne canções sobre o amor, a amizade e a alegria que a música trouxe para sua família, sendo também uma homenagem à memória de Nelson. O show já conquistou públicos em todo o Brasil por meio de apresentações ao vivo e de CD lançado pelo Selo Sesc. Também participou de um festival na Eslováquia. No show em Maceió, a voz e o pandeiro de Benedita e a rabeca de Thomas serão acompanhados pelas sonoridades de Telma César (voz, pandeiro e ganzá) e Bruna Duarte (voz e zabumba), neta de Nelson e Benedita.

Três dias com o Mestre foi produzido pela Sambacaitá Produções e coproduzido pela associação artística Saudáveis Subversivos. Tem como distribuidora a Cajuína Audiovisual, com codistribuição do Sebrae. A obra conta com o apoio financeiro do Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionado pela secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SERVIÇO

Estreia de Três dias com o Mestre
Data: 26/06/2024
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara (Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113 – Pajuçara)
Atrações: Sessão audiovisual + Show de Dona Benedita e Tradição Improvisada
Evento gratuito.

Comentários