A Associação Guardiões do Rio Ipanema (Agripa), entidade fundada em 2013 em Santana do Ipanema, com o objetivo de atuar em prol do maior patrimônio ambiental da Terrra de Senhora Sant’Ana, participou no ultimo final de semana da 1ª Cavalgada em Prol da Preservação do Rio Ipanema.
O convite para integrar essa manifestação veio da comissão provisória da comunidade de Capelinha, que tem levantado a defesa do rio Ipanema, contra o interesse de empresas de extração irregular de areia. A comunidade tem percebido a devastação e exploração desse recurso tão valioso.
A cavalgada teve concentração na divisa entre os municípios de Major Izidoro e Olivença, no pátio da casa do senhor Bié, no povoado Fazendinha. Ao lado de centenas cavaleiros e amazonas, dezenas motociclistas e motoristas, o presidente da Agripa, Ariselmo Melo se fez presente na ação.
“Todo o grupo saiu do Pátio do Sr. Bié em direção a Praça da Vaquinha, onde aconteceu a primeira parada para reivindicar e protestar contra a ação de retirada de areia, contrária a vontade de toda a comunidade”, destacou o líder da associação.
A cavalgada seguiu caminho e a última parada foi finalizada onde aconteceram os primeiros protestos contra a extração de areia no povoado Cachoeira dos Elias.
No local se formou uma grande concentração de pessoas as margens do rio Ipanema, ao som de vaqueiros poetas aboiadores de toda a regiam, onde cantavam versos de preservação e repúdio a exploração desenfreada do maior recurso natural da região.
Ainda no evento, Ariselmo também falou com o repórter do site Sertão em Foco, o sertanejo Germeson Orlando, sobre a importância do evento para o tema ambiental. Confira o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram