Nesta segunda-feira (20), o Programa Cidadania Azul, coordenado por professores do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou o 1º Edital Feira Azul de Ciências Alagoas.
A iniciativa tem o objetivo de incentivo, nas escolas públicas e privadas do estado, a realização de feiras de ciências que abordem a temática oceânica e a criação da Rede de Clubes de Cultura Oceânica de Alagoas, além de conceder 24 bolsas a professores e estudantes do ensino público.
Todas as instituições de Educação Básica de Alagoas, públicas e privadas, perto ou longe do mar, em todos os níveis de ensino (infantil, fundamental, médio e técnico), podem se inscrever.
Basta que a escola interessada nomeie um docente responsável pela inscrição para preencher o formulário disponível no perfil do Instagram @cidadania.azul ou através do link . As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 30 de junho.
Depois das inscrições, as instituições participantes deverão promover, até 27 de setembro deste ano, feiras abertas e gratuitas para toda a comunidade escolar com a exposição de trabalhos científicos de seus estudantes.
Serão aceitos experimentos, apresentações, exposições, mostras, gincanas, ações culturais e demais trabalhos relacionados ao tema “Conexões do Oceano com os biomas brasileiros”.
Além da certificação de professores e estudantes autores de trabalhos, as feiras serão registradas na página oficial da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e divulgadas em meios sociais e na imprensa.
As instituições inscritas ainda contribuirão para o cumprimento da Lei Estadual 8.974/2023, que torna obrigatória a promoção da Cultura Oceânica nas escolas públicas e privadas de Alagoas.
As instituições participantes também poderão enviar os produtos de suas feiras para apresentação durante uma sessão de painéis na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontece na Ufal.
Os produtos que podem ser enviados incluem, por exemplo, um relato de experiência sobre a feira, trabalhos destacados da escola ou ideias inovadoras que venham a surgir.
Escola Azul e Clubes de Cultura Oceânica
Um dos objetivos do edital também é estimular a adesão das escolas alagoanas ao Programa Escola Azul Brasil, que constitui um movimento global de instituições diversas para fomentar o pensamento crítico e criativo em prol do engajamento da sociedade na Cultura Oceânica. Para se tornar Azul, a escola interessada deve propor um projeto conforme sua realidade e os seus interesses no site .
Uma ampla adesão ao programa ainda possibilitará a criação da Rede de Clubes de Cultura Oceânica, que consiste na formação de grupos, em todas as escolas interessadas, para desenvolver atividades de promoção da conservação marinha junto à comunidade escolar, além de participar de webnários exclusivos com especialistas. Em cada clube será definido um professor tutor e os estudantes que serão os jovens embaixadores da Cultura Oceânica.
Bolsas científicas
As instituições públicas de todo o estado que realizam suas feiras conforme o edital ainda poderão concorrer a 24 bolsas para seus professores e alunos. Diferentemente da etapa anterior, somente a rede pública é elegível para a concessão desse auxílio financeiro. Com os valores que seguem a tabela nacional do CNPq , serão 4 bolsas de até 4 meses para professores e 20 bolsas de até 6 meses para estudantes.
Essas bolsas são mais uma forma de incentivo à criação da rede de clubes. Para concorrer, o professor responsável deverá indicar o interesse no ato da inscrição no edital e associar sua instituição à Escola Azul até 27 de setembro. Os critérios de seleção são baseados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola e no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e os resultados serão divulgados em 21 de outubro.
Realização e apoio
O 1º Edital Feira Azul de Ciências Alagoas é uma parceria entre o Programa Cidadania Azul, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), possuindo financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) .
Além disso, está vinculado ao programa Maré de Ciência, à rede Escola Azul Brasil, à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), à Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica ( Sinpete ) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc).
Para mais informações sobre o cronograma completo e o regulamento basta acessar o site.