Desde abril e até junho acontece a 11ª edição da Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária popular (JURA), com o tema “40 anos do MST: luta e construção”. O Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se junta ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) para duas mesas na próxima sexta-feira (17), com transmissão no seu canal do YouTube e certificação para quem puder acompanhar.
A primeira mesa começará às 15h, em que o tema “40 anos do MST e conjuntura de luta pela reforma agrária” será discutido em múltiplas vertentes por: Débora Nunes (MST), Jislaine Maciel (Juventude do MST), Leônidas Marques e Lucas Gama (Ufal – a confirmar).
À noite, a partir das 19h30, Carlos Lima (CPT – Comissão Pastoral da Terra), Maria Bethânia Rodrigues (economista) e Maurício Siqueira (AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde) participam da mesa “Luta por terra, água e território”.
O evento é gratuito e integra o cronograma de atividades do Comando Local de Greve (CLG) dos docentes da Ufal a partir do Campus do Sertão. A atividade gerará certificados de 10h a quem acompanhar as mesas, mas sem a necessidade de inscrição prévia.
Sobre a JURA
Pelo 11º ano, o MST e várias universidades e instituições de ensino se reúnem para debater Reforma Agraria Popular, Soberania Alimentar, Agroecologia, Educação e demais dinâmicas que envolvem a questão agrária.
As mesas promovidas pelo Campus do Sertão da Ufal são organizadas pela Coordenação de Extensão do Campus (Coex), pelo Centro Acadêmico Professor Ivan Fernandes Lima (Cageo) e pelo Centro Acadêmico de Ciências Econômicas (Caeco), em parceria com o MST-AL.
Serviço
O quê? Mesas virtuais da “Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária popular (JURA)” no Campus do Sertão da Ufal
Quando: 17 de maio de 2024, a partir das 15h (mesa 1) e das 19h30 (mesa 2)
Carga horária de certificado: 10 horas
Onde: Canal do Campus do Sertão no YouTube.