Muitos sabem da importância de se fazer checapes anualmente ou, em alguns casos, até em menos de 12 (doze) meses, a depender da recomendação do médico no momento da consulta. Atentar-se aos sinais do corpo e cuidar da saúde com hábitos saudáveis são primordiais para levar uma vida plena e longeva. Contudo, o fato de se sentir bem e com disposição de forma frequente não isenta a pessoa de fazer seus exames periodicamente.
Existem outras situações em que a realização de exames se faz necessária. Para tirar a carteira de habilitação em determinadas categorias, por exemplo, submeter-se a alguns exames específicos se torna um pré-requisito para uma admissão ou para simplesmente exercer seu direito de ir e vir.
Imagine você, leitor, poder realizar seus exames de maneira fácil e acessível tanto para seu bolso como para seu conforto. Isso mesmo! O Laboratório Padre Pio, que realiza mais de 3.000 tipos de exames, seja de baixa, média ou alta complexidade, oferece espaço aconchegante e climatizado para os clientes, além de serviços que cabem no seu bolso e com grande qualidade.
O laboratório também realiza coletas em domicílio e garante agilidade na liberação dos resultados dos exames realizados.
Abaixo, você confere 10 (dez) tipos de exames dentre os mais de 3.000 que o Laboratório Padre Pio disponibiliza. Confira a lista:
1) Exame toxicológico
O exame toxicológico tem como finalidade detectar algum tipo de substância tóxica ou droga na pessoa caso tenha consumido ou sido exposta a ela nos últimos 90 ou 180 dias. Esse exame é uma obrigatoriedade desde 2016 para a emissão ou renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, devendo ser realizado em laboratórios autorizados pelo DETRAN, que é o caso do Laboratório Padre Pio.
Existem algumas formas de realizar o exame, podendo ser através do sangue, da urina, do suor, do cabelo ou até mesmo dos pelos.
2) Hematologia
O exame hematológico é realizado por meio de um hemograma, um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de forma geral. Através do exame, é possível identificar a presença de anomalias, como infecções, anemia e até mesmo leucemia.
3) Bioquímica
Os exames realizados na área de bioquímica são voltados para a investigação e análise da atuação dos processos metabólicos do organismo. São, geralmente, exames simples e práticos. Alguns exemplos são: colesterol, glicose, triglicerídeos, função renal, função cardíaca, eletrólitos, exames de função hepática e entre outros.
4) Urinálise
O exame de urina, conhecido como urinálise, visa examinar a urina de maneira visual, bioquímica e microscópica, podendo avaliar distúrbios nos rins e trato urinário, bem como distúrbios sistêmicos como diabetes ou problemas no fígado. A urinálise pode demandar um conjunto de testes que identificam e medem diversos compostos que passam pelo rim e ficam presentes na urina.
5) Parasitologia
O exame parasitológico é um teste feito com amostras de fezes. O principal intuito do exame é detectar a presença ou ausência de parasitas intestinais.
6) Microbiologia
Os exames de microbiologia são responsáveis por identificar patógenos, como bactérias, fungos, vírus e parasitas que podem estar presentes no sangue, contribuindo para o diagnóstico clínico e etiológico (origem do problema).
7) Biologia molecular
Exames de biologia molecular são aqueles de natureza genética em que são analisados o DNA e o RNA do paciente. Embora esse tipo de exame ajude a comprovar vínculo genético através de teste de paternidade, ele também torna possível a detecção de alterações genéticas ligadas ao desenvolvimento de tumores, identificação de genes específicos em pessoas portadoras de síndromes, bem como predisposição ao desenvolvimento de diversas patologias, como Síndrome do Ovário Policístico, endometriose, trombose e entre outras.
8) Citologia
O exame de citologia ajuda na identificação de possíveis alterações nas células do colo do útero. Através de uma colher de raspagem, é feita a coleta de material no colo do útero. O exame, que é rápido e indolor, ajuda a detectar doenças sexualmente transmissíveis, presença de alterações hormonais, de fungos (a exemplo da candidíase) e até mesmo o câncer de colo de útero.
9) Patologia
O exame patológico é o famoso exame de biópsia, em que um fragmento de um decido da pele ou de um órgão é retirado para uma análise minuciosa do médico, de modo a buscar os meios adequados para ajudar na prevenção, diagnóstico, tratamento, prognóstico e acompanhamento de possíveis enfermidades do paciente.
10) Imunologia
Como o próprio nome sugere, o exame de imunologia avalia a imunidade do paciente. A análise é feita após a separação do líquido do sangue após a coagulação (soro). Com isso, é possível detectar uma série de agentes bacterianos, fúngicos, virais ou protozoários, ou ainda pode-se identificar anticorpos agudos ou crônicos produzidos pelo paciente diante da exposição a esses agentes.
Endereços e contatos
Em Santana do Ipanema, o laboratório está localizado na Rua São Pedro, 368 – Bairro Monumento.
Já em Canapi, o endereço é na Rua Dom Pedro II, S/N – Clínica Plus Medical.
Telefone: (82) 98192 3531
Instagram: @labroatoriopadrepio
Ver essa foto no Instagram
Horários de funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 15h.