Pneumologista aponta cuidados e alerta sobre doenças comuns no outono Edmilson Gaia afirma que população deve ficar atenta aos sinais de gripes e alergias e, em caso de agravamento, procurar auxílio médico

Eduardo Almeida / Uncisal

22 abr 2024 - 12:00


Professor Edmilson Gaia destaca que a população deve ficar atenta à evolução dos sintomas e buscar atendimento médico o mais breve possível (Foto: Assessoria / Uncisal)

Com a chegada da chamada quadra chuvosa, no período entre o outono e o inverno, o número de casos de gripes e crises alérgicas aumenta significativamente. O professor de doenças respiratórias e de cirurgia torácica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Edmilson Gaia, aponta cuidados e alerta sobre as doenças mais comuns durante este período.

“Observamos um grande crescimento dos casos de gripe, as chamadas viroses e das alergias, como a asma, no caso do pulmão, e a rinite, no caso das alergias provenientes do nariz, que são ocasionadas sobretudo pelas mudanças de temperatura e pelos ventos. Também não podemos esquecer do aumento dos casos de pneumonia na população”, explica o professor Edmilson Gaia. 

De acordo com o professor, o uso de máscaras pode reduzir a exposição aos agentes que provocam essas doenças, por funcionar como uma barreira física. “Sobretudo no caso das gripes, a máscara pode atuar como um fator que dificulta o contato com o vírus. Já no caso das alergias, estamos diante de um caso diferente, porque nem sempre você consegue essa proteção apenas com o uso de máscara”. 

Outra medida estimulada por Edmilson Gaia é a vacinação contra o vírus H1N1 e contra a Covid-19. “A vacinação é bastante eficaz, além de ser importante para evitar complicações, porque as chamadas viroses podem agravar o quadro de outras doenças e contribuir com a piora do quadro geral do paciente, sobretudo em crianças e idosos, que são pessoas mais vulneráveis”, acrescenta o professor.

O professor Edmilson Gaia destaca que a população deve ficar atenta à evolução dos sintomas e buscar atendimento médico o mais breve possível. “São sinais de alerta a falta de ar, o popular chiado, a persistência da tosse. Hoje em dia, houve uma evolução muito grande da medicina, com o avanço de medicamentos. Houve uma redução significativa do número de internamentos. A população não tem o que temer”.

O Ambulatório de Especialidades da Uncisal oferta atendimento com pneumologistas. Os agendamentos podem ser realizados, presencialmente, de segunda à sexta-feira, a partir das 7h, por ordem de chegada. Para mais informações, a população pode entrar em contato por meio do telefone (82) 98833-8576, no período de 10h às 15h.

Comentários