Entre pesquisas, catalogação e uma série de trabalhos em campo, o Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) celebrou o registro da planta de número 70 mil. Durante o evento, nesta quarta-feira (17), botânicos, pesquisadores e entusiastas estiveram presentes para comemorar esse marco e dividir experiências na área.
Na ocasião, Rosângela Lemos, curadora do Herbário do IMA, frisou a importância dessa conquista para a coleção botânica e os estudos desenvolvidos com o acervo.
“Esse acervo científico é um patrimônio do Estado de Alagoas, além de ser uma coleção reconhecida no Brasil e internacionalmente”, disse a botânica, que também destacou a democratização do acesso a esse catálogo que está disponível em espaços físico e virtual.
A comemoração, que aconteceu no auditório do Instituto, também coincidiu com o Dia do Botânico, uma homenagem ao botânico Alemão Carl Frederich Philipp Von Martius, responsável pelo maior levantamento florístico do mundo que culminou na obra Flora Brasiliensis.
Com muito entusiasmo e aplausos, a espécie Allamanda alagoana J.W.Alves-Silva & T.S.Coutinho, pertencente à família Apocynaceae e amplamente conhecida e cultivada como ornamental, passou a fazer parte do livro de registros do Herbário MAC.
Ao decorrer da programação, Jorge Luiz Lopes, paleontólogo; Flávia de Barros Prado, botânica; e Iracilda Maria de Moura, entomóloga; formaram uma roda de conversa intitulada Profissão Botânico. Ambos partilharam vivências de campo e pesquisas, que são muito relevantes para incentivar os demais profissionais e alunos que estavam presentes.
Também compondo as ações do dia, houve a exposição de ilustrações e mostra de obras antigas da biblioteca do Herbário MAC.