Nesta terça-feira (12) a capital Recife completa 487 anos de história. A cidade fundada em 1537 é uma das mais antigas do Brasil. A povoação do Recife começou em 1561. A cidade se tornou a principal da Capitania de Pernambuco, conhecida graças à cultura extensiva da cana-de-açúcar. Isso despertou o interesse dos holandeses que, atraídos pela riqueza da capitania e por sua posição estratégica devido ao porto, invadiram e ocuparam a cidade durante 24 anos.
A ocupação holandesa chegou ao fim em 1654, quando pernambucanos e holandeses se enfrentaram nas duas batalhas dos montes Guararapes. Em 1790, Dom João V elevou a cidade à categoria de vila. A proximidade do porto favoreceu ainda mais sua expansão no século XIX. Elevada à categoria de cidade, em dezembro de 1823, se tornou capital de Pernambuco, em 1827.
A economia do Recife é a 3ª maior do Norte-Nordeste, depois de Salvador e Fortaleza, segundo pesquisa do IBGE. O PIB da cidade é de cerca de R$ 55 bilhões de reais, sendo que 69,1% do valor adicionado advém dos serviços. Na sequência aparecem as participações da administração pública (17%), da indústria (13,7%) e da agropecuária (0,1%).
Porta de entrada para o nordeste brasileiro, Recife — além de possuir belas paisagens — é rica em manifestações culturais e possui um importante patrimônio. Destaque para: o Marco Zero, Parque de Esculturas de Francisco Brennand, Museu Paço do Frevo, a Rua do Bom Jesus, Mercado Boa Vista, Capela Dourada, Forte das Cinco Pontas, Museu Cais do Sertão, Jardim do Baobá e Praia da Boa Viagem.
O aniversário de Recife será celebrado ao longo do mês de março com programação repleta de eventos por toda a cidade. A programação inclui ações já consolidadas no calendário festivo, como a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a exposição de equipamentos militares, apresentação da Orquestra Sinfônica, entre outras.
A programação completa das comemorações pode ser acompanhada nas redes sociais da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.