Servidores do Detran/AL participam do Workshop” Vida no Trânsito”

15 abr 2013 - 13:16


DSCN0589Os servidores das coordenadorias setoriais de Controle Infrações (CSCI) e de Segurança de Trânsito (CSST) do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) do Workshop Vida no Trânsito, em Natal, no Rio Grande do Norte. Além dos representantes locais, o evento contou com a participação de autoridades dos estados de Alagoas, Paraíba, Piauí e de Sergipe, de membros da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.

O workshop teve como objetivo apresentar o desenvolvimento do Projeto Vida no Trânsito, que foi implantado em cinco capitais brasileiras para reduzir o número de mortes no trânsito e as lesões provocadas pelos acidentes ligados à mistura entre álcool e direção e velocidade excessiva ou inadequada.

“Foi importante conhecer o projeto, pois através da construção de um planejamento baseado na qualificação dos dados de acidentes, da identificação dos fatores de risco e do grupo de vítimas, há a elaboração de ações de intervenção nos aspectos de educação de trânsito, da engenharia de tráfego e da fiscalização”, afirmou a coordenadora Setorial de Controle de Infrações, Angela Oliveira.

As cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Campo Grande, Palmas e Teresina já receberam cerca de R$ 2 milhões para realizar ações de prevenção de lesões e mortes no trânsito, além de promover campanhas de saúde. Os recursos são garantidos pelo Governo Federal e as capitais estão contempladas também com obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O conteúdo programático do workshop ressaltou a parceria criada entre as secretariais de saúde tanto nas esferas municipais quanto nas estaduais para o desenvolvimento dos trabalhos. Nas cidades em que o projeto foi implantado, houve maior integração entre os órgãos de trânsito, de segurança pública e da saúde, o que proporcionou o sucesso do projeto”, destacou o coordenador de Setorial de Segurança do Trânsito, Daniel Souza.

Além dos coordenadores Angela Oliveira e Daniel Souza, a comitiva alagoana era formada pelo gerente de Estudos de Acidentes e Infrações de Trânsito, Renan Silva e de servidores da Secretaria de Estado da Saúde.

Por Assessoria

Notícias Relacionadas:

Comentários