Quando o assunto é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) muitas dúvidas surgem na cabeça de condutores e futuros condutores. Uma delas é como adicionar ou mudar a categoria na CNH, e, para fazer isso, é preciso cumprir algumas etapas e requisitos. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) vem explicar esse passo a passo.
É possível adicionar uma nova categoria nas CNHs A ou B, ou mudar de categoria no caso das C, D e E. Alagoas possui 682.351 condutores e, somente em 2023, 5.690 pessoas fizeram a solicitação para adição ou mudança de categorias, com 2.291 solicitações para a categoria D.
De acordo com Wilton Pereira, chefe de Controle de Condutores do Detran, o serviço para adição ou mudança de categoria pode ser iniciado de forma on-line no site do Detran, indo na aba de serviço, habilitação, e Mudança/Adição de Categoria, ou acessando esse link: https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/guia-adicao-mudanca-categoria/.
“A adição de categoria é quando o condutor tem, por exemplo, somente a categoria A, e quer colocar a categoria B na CNH. Já a mudança acontece quando tem a categoria B, e quer mudar para C ou D ou E, por exemplo. Vale a pena lembrar que quem tem a categoria maior pode dirigir a categoria menor”, explicou Wilton Pereira.
Regras das mudanças – Os condutores que desejam mudar de categoria precisam ter mais de 21 anos de idade e o tempo de experiência determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na categoria B. Todas as regras estão definidas no CTB. Além da idade mínima, o condutor que deseja passar para a categoria C precisa estar há um ano na categoria B; para a categoria D, o condutor deve estar há um ano na C ou há dois anos na B. Para a categoria E, é preciso estar há um ano na categoria C. Se o condutor for da categoria D, deve fazer a solicitação de forma imediata.
Segundo Wilton Pereira, além das regras definidas no CTB, os condutores também precisam realizar exame clínico e procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC). “Depois de dar entrada no serviço pelo site do órgão, o candidato vai precisar passar por exames clínicos nos casos de adição das categorias A ou B, e exame toxicológico nas categorias C, D ou E. Sendo liberados na parte clínica, devem buscar as aulas práticas em um CFC e depois agendar a prova prática no Detran”, detalha.
Tipos de veículo para cada categoria – Os condutores com a CNH na categoria C podem dirigir veículos motorizados utilizados em transporte de carga com peso que exceda a 3.500kg. Já os veículos da categoria D são aqueles utilizados no transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares. A categoria E é para a combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada (reboque, semirreboque, trailer ou articulada) tenha 6.000kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares.