Na Rua Sol Nascente, situada no bairro Bom Parto, em Maceió, o carnaval desvela sua essência mais autêntica: a celebração popular. Durante o sábado de Zé Pereira, os moradores de Bom Parto e Brejal tomarão as ruas, reivindicando o direito ao riso e à festa no Bloco do Bôbo – uma iniciativa do Instituto Quintal Cultural, que há 23 anos vem promovendo a folia na região periférica.
No próximo dia 10 de fevereiro, a partir das 14h, a Rua Sol Nascente ganha novas cores e mais animação no sábado de Zé Pereira! Prepare-se para uma celebração única e cheia de energia nas ruas do Bom Parto e Brejal, pois teremos a presença de ilustres convidados que, juntamente com o Bloco do Bôbo, vão contagiar todos com muita folia e alegria.
A tradição do Repasse de Saberes através do Mestre Severino “O Bôbo” é de suma importância para a preservação da cultura afro-brasileira. Através da arte do boneco, o Mestre Severino transmite conhecimentos ancestrais, histórias e valores que são essenciais para a comunidade.
A roda de diálogos tem como tema Memórias Contemporâneas do Carnaval de Rua de Maceió e política de fomento cultural, empregabilidade e desenvolvimento econômico. Um olhar sobre as cadeias produtivas da Cultura antirracista do Carnaval periferico.
Participando da Roda de diálogos estão:
– Pedro Verdino (Escritório Alagoas do Ministério da Cultura)
– Quintal Cultural
– Bloco do Bobo
– Movimento dos Povos das Lagoas
– Sururu da Lama
O Bloco do Bôbo, também discute uma pauta muito importante para a sociedade alagoana, o crime socioambiental da Braskem. A Braskem, gigante petroquímica brasileira, protagonizou um dos maiores crimes socioambientais em área urbana do mundo. A exploração desenfreada de sal-gema pela empresa causou o afundamento e a rachadura de bairros inteiros, como Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Levada, impactando a vida de milhares de pessoas.
Mais de 40 mil famílias foram diretamente afetadas, obrigadas a abandonar seus lares e negócios. A comunidade sofre com perdas materiais, insegurança, problemas psicológicos e a ruptura de seus laços sociais.
Participe desta festa única! Sua presença é essencial para fortalecer o eco deste GRITO necessário!
A programação do dia inclui:
– Zeza do Coco
– Poesia Musicada no Pandeiro
– Afrodendê
– Orquestra de Frevo Frevarte
– Batuque Mundaú
– Boi Força Bruta
– Chico Jamaica
– Só vai quem Bebe
– Sururu da Lama
– Banda de Pife Fulô da Chica Boa
– Banda de Pife São José
– Banda de Pife Sagrado Coração de Jesus
Esses grupos e blocos carnavalescos se reunirão em frente ao Quintal Cultural para fazer ecoar um grito necessário: #BraskenCriminosa!! #nossasvidasimportam!!!
Apoiadores:
– Pitú
– Sinteal
– Bancários
– Correios
– Fulô da Chica Boa
– Churrasquinho do Sil
– Venda da Marlene
– Circularte
– SECULT/AL
– SEMCE
Assessoria de Imprensa Keka Rabelo (82) 98220-3194/ (82) 98849-2085
SERVIÇO:
Bloco do Bôbo – Rua Sol Nascente
Horário: 14h
Concentração: Quintal Cultural
Mais informações através das redes sociais:
Instagram : @quintalculturalmcz