O Jaraguá Folia está prestes a invadir a rua Sá e Albuquerque e a avenida da Paz, no charmoso bairro histórico de Jaraguá, a partir das 19h desta sexta-feira (2), com mais de 100 agremiações.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do evento para o cenário do carnaval em Alagoas, ressaltando o significativo apoio do Governo do Estado ao evento. “O Jaraguá Folia se tornou um marco no calendário festivo, não apenas por sua grandiosidade, mas também por sua capacidade de unir a comunidade em torno da celebração da cultura. É uma festa que não só preserva as tradições locais, mas também impulsiona a economia criativa, promovendo a cultura alagoana de maneira única”, destacou a secretária.
Para o diretor da Liga Carnavalesca de Maceió e criador do Jaraguá Folia, o jornalista e historiador Edberto Ticianeli, uma das fortes características da festa é que o foco do evento está no espetáculo. “A maior atração é o desfile de blocos. Acho até que não deveria ter ninguém como assistente dos desfiles; deveriam estar todos desfilando”, disse.
Iniciado em 2001 como uma iniciativa para revitalizar as atividades de bares e restaurantes, o Jaraguá Folia cresceu exponencialmente. O evento, que começou com apenas 10 blocos, hoje conta com mais 200 blocos inscritos.
A segurança é um ponto de destaque do evento, com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) atuando com eficiência para garantir um ambiente de paz, festa e encontro das famílias. Além disso, uma equipe de apoio está em ação para garantir a fluidez dos desfiles, contribuindo para a organização do evento.