Whindersson Nunes, Ana Maria Braga, Maísa e Casimiro são alguns dos influenciadores mais queridos no Brasil. A informação foi revelada pela pesquisa “Quem te influencia”, realizada pela YOUPIX em parceria com a MindMiners.
À medida que a Creator Economy se expande, fica evidente que os influenciadores mais autênticos e espontâneos são os que fazem mais sucesso, por se conectarem mais com o público.
No Brasil, há cerca de 20 milhões de criadores de conteúdo, segundo o relatório de “Macrotendências da Creator Economy”, também da YOUPIX. No entanto, muitos deles não possuem um canal próprio e dependem exclusivamente das redes sociais, o que pode trazer uma série de limitações criativas e financeiras.
Desenvolver um canal de conteúdo exclusivo proporciona uma das principais vantagens ao criar um espaço personalizado para os seguidores, o que possibilita aos creators uma maior proximidade com o público, uma vez que o canal próprio oferece um ambiente único, adaptado às demandas específicas da audiência.
“Estabelecer uma relação duradoura com os seguidores é fundamental. Isso é alcançado por meio de interação regular e ativa; quanto mais o criador se envolve com a sua base de fãs, mais próxima ela se torna”, diz Tiago Maranhão, Country Manager da Stages, software para impulsionar a monetização de creators.
As vantagens de investir em um canal de conteúdo próprio são diversas, entre elas:
- Controle total da marca pessoal: ter um canal próprio permite que o influenciador tenha controle total sobre o conteúdo, o estilo e a mensagem transmitida. Isso ajuda a construir e manter uma marca pessoal consistente;
- Autenticidade e transparência: possibilita que o creator seja mais autêntico e transparente em relação ao seu conteúdo e opiniões, ajudando a construir uma relação de confiança mais sólida com a audiência;
- Flexibilidade criativa: o criador pode experimentar diferentes formatos de conteúdo, tópicos e estilos, ajustando-os conforme necessário para atender às preferências da audiência;
- Monetização direta: com um canal próprio, os influenciadores digitais podem monetizar produções das formas que mais se conectem às suas metas, sem dividir esses ganhos com terceiros; a venda de vídeos, assinaturas, produtos exclusivos e cursos é gerenciada apenas de acordo com as condições do criador.
Para o Country Manager da Stages, investir em um canal de conteúdo próprio é essencial para diversificar as fontes de receita. “Para não depender exclusivamente da receita gerada por anúncios, creators exploram diferentes maneiras de ganhar dinheiro, como a venda de produtos, oferecimento de assinaturas, busca de patrocínios e colaborações com marcas. Essa diversificação de fontes de receita aumenta a estabilidade financeira e permite ao criador continuar produzindo conteúdos que conversem com a sua comunidade de seguidores”, afirma Maranhão.