Juceal apresenta evolução do registro empresarial para estudantes da Ufal Autarquia foi convidada para falar em encontro promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Danilo Silva / Juceal

13 dez 2023 - 15:00


O momento contou com uma apresentação sobre as particularidades dos serviços oferecidos pela Juceal. (Foto: Assessoria / Juceal)

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentou, nessa terça-feira (12), a evolução do registro de negócios em Alagoas e a forma atual de como os serviços são oferecidos pela autarquia para alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A apresentação ocorreu no campus A.C. Simões, em Maceió.

Ambientada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC), a palestra foi ministrada pelo gerente do suporte ao portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, e pelo gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins Filho.

“Esses encontros são muito importantes porque os principais clientes da Junta Comercial serão vocês contadores, advogados e empresários”, destacou Edmundo Lins Filho.

Durante a apresentação, o gerente da Redesim também ressaltou a evolução digital da Junta Comercial.

“Hoje a Juceal trabalha de maneira totalmente digital. Fomos a primeira Junta Comercial do país a digitalizar todo o seu acervo, o que foi imprescindível para que pudéssemos realizar os registros de maneira digitalizada, facilitando e agilizando todo o processo”, frisou.

O momento contou com uma apresentação sobre as particularidades dos serviços oferecidos pela entidade e uma simulação de abertura de uma empresa para os futuros profissionais.

Os gestores também falaram sobre os números anuais de registros empresariais em Alagoas, destacando o tempo médio de 14 horas para abertura de empresas em Alagoas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgados em setembro.

“É importante para vocês, futuros contadores, conhecerem o portal Facilita Alagoas, porque todos os serviços que a Junta Comercial oferece estarão lá”, afirmou Jadson Ramos.

O convite à Juceal foi feito pelas professoras do curso de Ciências Contábeis da Ufal Katiane Tavares e Érica Xavier.

“É primordial para a formação de nossos discentes podermos oportunizar momentos como esse, onde é possível unirmos as bases teóricas necessárias para a formação acadêmica com a prática de mercado através do contato direto com ferramentas e tecnologias utilizadas na atualidade. Agradecemos imensamente à Juceal pela disponibilidade em realizar essa oficina e esperamos que esse tenha sido o primeiro de muitos outros momentos”, declarou Katiane Tavares.

Com o intuito de dar continuidade aos trabalhos de aproximação aos seus clientes, a Junta Comercial ainda realiza, nesta quarta-feira (13), a última edição do ano da Oficina sobre Registro Empresarial em Alagoas, que acontecerá na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió.

Comentários