O Governo de Alagoas enviou servidores para uma missão nacional em busca de soluções para novos modelos de gestão. A jornada aconteceu entre os dias 8 e 10 novembro, em Minas Gerais, lugar referência no Brasil em gestão pública. A viagem foi resultado da premiação aos vencedores do segundo lugar do concurso Ações Inovadoras 2022. Na edição deste ano, as inscrições para o concurso foram prorrogadas até 14 de novembro.
A missão em Minas Gerais começou com uma visita técnica ao centro histórico da cidade de Ouro Preto, patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Guiados por Ricardo Carvalho, professor de Arte e Gestão da Fundação Dom Cabral, os servidores entenderam como eram estabelecidas as relações de confiança, as lideranças e estratégias nas tomadas de decisões. O aprendizado teve como base um dos fatos mais importantes da história do Brasil, a Inconfidência Mineira.
Na continuidade da jornada, a comitiva de Alagoas foi até o município de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na cidade está instalada a Fundação Dom Cabral, eleita a sétima melhor escola de negócios do mundo. Nela, os servidores foram acompanhados pela professora de Gestão Pública e ex-secretária de Planejamento de Minas Gerais, Renata Vilhena. O dia foi tomado por discussões e atividades em grupo sobre boas práticas de gestão.
Considerada referência em informática e informação, a empresa do município de Belo Horizonte, Prodabel, também fez parte da programação de visitas da comitiva de Alagoas. No espaço, os servidores testemunharam de perto o uso da tecnologia para melhorar índices da segurança urbana e gerar inclusão digital. Na oportunidade, foram apresentados exemplos de reaproveitamento de materiais servíveis para ampliar o acesso público à educação.
Ainda durante a jornada, a comitiva visitou a Cidade Administrativa de Belo Horizonte. O espaço abrange 265 mil metros quadrados de área construída e concentra 45 órgãos do Poder Executivo Estadual. No complexo, está alocada a Secretaria de Planejamento de Minas Gerais, onde os servidores foram apresentados sobre as práticas de novos modelos de gestão, inovação e metodologias utilizadas em Minas.
“Foram três dias de uma imersão em cultura, história e intercâmbio de práticas de gestão. Cada momento foi especial e memorável. Conhecemos projetos que geram transformação em comunidades carentes a partir da tecnologia. São aprendizados que servirão de inspiração para desenvolvermos políticas públicas mais eficazes em Alagoas”, enfatizou um dos participantes da viagem e ganhador do Ações Inovadoras 2022, Davi Juvi.