A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) informou que irá analisar as demandas dos representantes de associações de moradores da parte alta de Maceió, que estiveram quinta-feira na sede do órgão para propor reivindicações que visam melhorias no sistema de transporte e trânsito da região. As ações podem ser realizadas ainda este ano.
Os diretores dos setores de planejamento e de transportes da SMTT, ouviram as dificuldades apresentadas pelos líderes dos conjuntos Village Campestre I e II, Graciliano Ramos, Condomínio Ernesto Maranhão, Residenciais Jardim Tropical e Parque da Árvores.
“Algumas das reivindicações são válidas e serão analisadas pela equipe técnica para que sejam implantadas o mais rápido possível”, salientou o diretor de planejamento da SMTT, Jorge Bezerra. “As empresas de ônibus devem ser ouvidas para saber sobre a possibilidade de colocar mais linhas ou de acrescentar no itinerário outras rotas”, disse ainda Bezerra.
Para tanto, o diretor afirmou que haverá a participação dos representantes de ônibus numa próxima reunião marcada para daqui a duas semanas. “Estamos viabilizando para que esta reunião ocorra em algum local dentro do próprio conjunto, como forma de ouvir mais de perto as reclamações e sugestões dos moradores”, frisou Jorge Bezerra.
Dentre as reivindicações preteridas pelos moradores e postas como prioritárias pela SMTT estão a construção do terminal de ônibus do Village Campestre, reforma do terminal do Graciliano Ramos e a manutenção dos terminais já existentes.
Para dar início às reformas, a SMTT espera que, com a liberação do Fundo de Transportes Urbanos (FTU), as necessidades prioritárias sejam atendidas ainda este ano. O montante do repasse para este mês é de R$ 462 mil. Por mês, a SMTT espera arrecadar R$ 420 mil advindos do FTU. Todo o dinheiro tem como destino a melhoria do sistema de transportes em Maceió.
Já para a instalação de semáforos em frente ao Residencial Parque das Árvores, Condomínio Ernesto Maranhão e a sinalização de acesso ao Conjunto Graciliano Ramos, a SMTT buscará parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes devido ao fato de a Avenida Menino Marcelo, que dá acesso ao lotes, ser uma rodovia federal.