
Totem poderá ser utilizado por magistrados e servidores para o descarte correto de medicamentos e cosméticos. (Foto: Caio Loureiro / TJ-AL)
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) passa a ter, a partir desta terça-feira (26), um coletor para medicamentos e cosméticos vencidos ou sem uso. O totem ficará no hall de entrada da Corte e terá duas aberturas: uma para receber remédios e/ou cosméticos sólidos e pastosos, como comprimidos, pomadas, pó facial e sombra, e a outra para produtos líquidos ou em frascos tipo spray.
A iniciativa é do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), em parceria com o Núcleo Socioambiental e a Comissão Ambiental do TJAL. “Além de facilitar o acesso ao descarte desses materiais de forma adequada, o objetivo também é informar que esse tipo de resíduo não deve ser descartado em lixo comum, pia ou sanitário, pois contamina o solo, os recursos hídricos e, por consequência, os seres humanos”, alerta a enfermeira Neuzianne Oliveira.
Não devem ser descartados materiais do tipo perfurocortantes, tais como agulhas, lâminas de barbear, vidros quebrados etc. As caixas de papel ou de plástico que protegem os produtos devem ser descartadas no lixo reciclável.
Ainda segundo a enfermeira, os resíduos serão coletados por profissionais já capacitados. “Esses resíduos permanecerão armazenados temporariamente no TJAL em compartimentos adequados e específicos até a coleta pela empresa Serquip Alagoas, que realizará o tratamento e o descarte final, ambiental e legalmente adequado”.
A ideia é que o totem permaneça no TJAL durante um período e que, posteriormente, seja deslocado para o Fórum da Capital. “Realizar o descarte de medicamentos e cosméticos de forma adequada é uma responsabilidade social e ambiental de todos”, reforçou Neuzianne.