O jornalista e cientista social Fernando Pereira Valões lançou, no último sábado (22), duas importantes obras para a historiografia sertaneja. Os livros “Fernando Valões – Da Fome a Fama” e “Santana do Ipanema – Sua Origem” foram apresentados à comunidade, em evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Santana do Ipanema, município situado no Médio Sertão de Alagoas.
A cerimônia foi conduzida pelo jornalista José Malta Fontes Neto, editor do site Maltanet. Na mesa de honra, além do autor, estiveram a vereadora Carol Magalhães, o presidente da Academia de Ciências e Letras de Pão de Açúcar, Giuseppe Ribeiro, o radialista e policial civil Flávio Henrique, o ex-prefeito de Santana do Ipanema, Nenoí Pinto, o jornalista, irmão do autor, Roosevelt Pereira Valões, e o diretor da Editora Edfika, Edson Cavalcante.
Giuseppe Ribeiro abriu os discursos e ressaltou a importância da cultura literária, a valorização de valores e o resgate da história da sociedade. O livro “Santana do Ipanema Sua Origem” também foi elogiado por corrigir equívocos na história de outros municípios, incluindo Pão de Açúcar, com dados pesquisados por Valões.
Em seguida, o presidente da Editora Edfika, radialista e escritor Edson Cavalcante, emocionado, destacou sua admiração por Fernando Valões, desde 1992 em que acompanhava o programa “Alagoas Terra da Gente” na TV Gazeta, sendo hoje uma satisfação coordenar suas obras.
O radialista e jornalista Roosevelt Pereira Valões, que fez o prefácio das obras, expressou gratidão ao irmão por sua luta em cuidar da família e por sua carreira no jornalismo, inspirando muitos ao longo dos anos.
A vereadora Carol Magalhães (PP) enfatizou a importância de corrigir um erro histórico relacionado à data de emancipação política do município. Ela também elogiou a autobiografia do autor, que contribui para o conhecimento da história da comunicação em Santana do Ipanema.
O escritor Clerisvaldo B. Chagas destacou a relevância dos livros lançados para a formação dos jovens e o enriquecimento das futuras gerações com informações históricas.
José Malta Neto, o apresentador do cerimonial, enalteceu a inteligência e perseverança de Fernando Valões, superando obstáculos para deixar um legado importante para Santana do Ipanema.
Ao agradecer os presentes, Fernando Valões relembrou sua trajetória desde os anos 70, sua carreira na televisão e enfatizou a importância de corrigir equívocos históricos. Ele agradeceu o apoio e disponibilidade de todos para conhecerem a verdadeira origem de Santana do Ipanema.
Vendas dos livros
As obras serão vendidas na Teodósio Cafeteria & Sorveteria (ao lado do Ginásio Santana) e na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Stand Quilombadas, que acontecerá de 11 a 20 de agosto de 2023, com tarde de autógrafo marcado para o dia 12 de agosto, as 17h , no Centro de Convenções – Maceió/AL, e que aqueles que têm interesse em tê-las em sua biblioteca terão a oportunidade de conhecer a verdadeira origem de Santana do Ipanema.