Em apenas três meses, a força-tarefa #VamosJuntos, ação que marca o início da execução do plano de melhorias da Águas do Sertão, já percorreu mais de 810 quilômetros em 20 municípios do Baixo São Francisco, Agreste e Sertão de Alagoas.
Até o momento, as equipes da concessionária – sempre identificadas com uniforme e crachá –, já visitaram mais de 54 mil residências para atualizar dados cadastrais, identificar clientes que possam ter direito ao benefício da Tarifa Social (que garante desconto de 50% na tarifa e serviços), orientar sobre o consumo consciente da água e realizar a substituição de 40 mil hidrômetros utilizando equipamentos modernos e aprovados pelo Inmetro.
Com um time de 210 colaboradores contratados especialmente para a ação, o projeto #VamosJuntos está programado para ocorrer ainda ao longo dos próximos 15 meses, completando a visita a 100% dos clientes das 34 cidades atendidas pela Águas do Sertão. As primeiras cidades a terem o recadastramento ou a troca dos hidrômetros concluídos foram Piranhas, Igreja Nova, Piaçabuçú, Junqueiro, Palestina, Monteirópolis, Quebrangulo, Belo Monte e Feira Grande, enquanto os trabalhos seguem em Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Porto Real do Colégio. Nas próximas semanas, as equipes chegam também a Pão de Açúcar e Penedo.
“Isso significa que muitos imóveis ainda serão visitados e contamos com a cooperação de todos para que nossos colaboradores sejam recebidos para a conclusão desta etapa tão importante para o futuro do saneamento básico em Alagoas”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. ”A atualização dos dados de cada cliente é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos serviços da empresa, incluindo futuros comunicados sobre manutenções, além de permitir uma análise mais precisa sobre o perfil de consumo de cada região para direcionar os próximos investimentos”, explica.
Em seu contrato de concessão de 35 anos com o governo de Alagoas, a Águas do Sertão assumiu o compromisso de universalizar até 2033 o acesso ao saneamento básico nos municípios atendidos, conectando 100% dos domicílios à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto.
Sobre os novos hidrômetros
Voltado para combater as perdas de água e estimular o consumo consciente, o projeto #VamosJuntos tem entre suas principais ações a renovação dos hidrômetros da região atendida pelo contrato de concessão – muitos deles já com mais de 20 anos de uso, o que compromete sua capacidade de medição.
Todos os hidrômetros instalados seguem rigorosas normas técnicas de fabricação e são avaliados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca do aparelho a cada cinco anos, aproximadamente, em razão do tempo de vida útil.
A troca do hidrômetro não implica no aumento do consumo de água: o novo equipamento apenas confere maior precisão na medição, o que pode ajudar a evidenciar vazamentos ocultos no interior do imóvel que antes não eram percebidos. O próprio cliente pode acompanhar esse processo e ter certeza de que a aferição está correta por meio de testes simples como fechar todas as torneiras da casa e observar a movimentação dos números pretos no visor do hidrômetro ou encher um balde de 10 litros e ver se o consumo indicado no hidrômetro é compatível.
Caso algum funcionamento anormal seja observado ou haja um aumento excessivo da fatura, nossas equipes de atendimento estão à disposição para analisar individualmente e encaminhar para revisão o caso de cada cliente. Basta entrar em contato pelo 0800 000 2122 (24 horas, com chamada de voz e WhatsApp), pelo chat do sitewww.aguasdosertao.com, ou visitar pessoalmente (inclusive no horário de almoço) uma de nossas lojas físicas presentes nos 34 municípios atendidos pela concessionária (consulte os endereços em www.aguasdosertao.com).