A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, afirmou, durante entrevista na manhã desta segunda-feira (1) à TV Pajuçara, que as cidades do interior de Alagoas estão com as contas sufocadas devido à queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos últimos meses. A gestora da maior cidade do interior do Estado fez um apelo para que a bancada alagoana em Brasília tente reduzir as desigualdades na divisão tributária entre os municípios.
Célia Rocha explicou que o FPM é composto basicamente pelos impostos de renda e sobre o produto industrializado, e teve uma queda significativa nos últimos meses com as isenções do IPI oferecidas pelo governo federal. “Arapiraca teve uma queda de 15% em janeiro, comparado com o mesmo período do ano passado; em fevereiro a queda foi de 5,6%. Esta mesma perda vem sendo sentida pelas demais prefeituras alagoanas”, lamentou.
Segundo a prefeita, Arapiraca sente ainda mais as perdas do FPM por ser uma cidade que atende a demandas de vários municípios da região Agreste. “Dezenas de municípios dependem da estrutura da Arapiraca. É preciso fortalecê-los para o bem dos arapiraquenses”, ressaltou Célia Rocha.
A saída apontada por Célia Rocha para a crise é justamente um fortalecimento de pacto federativo. “Estamos em contato com nossa bancada para que defenda a inclusão no FPM qe outros tributos, como as contribuições. Dessa forma, os municípios terão uma maior autonomia financeira e passam a depender menos do governo federal”, disse a prefeita.
Por TNH1