12ª Marcha de combate à LGBTfobia de Maceió acontece neste fim de semana Com três dias programação, mobilização deve atrair milhares de ativistas em prol dos direitos e pela diversidade

Assessoria / GGM

26 Maio 2023 - 22:00


Foto: Divulgação

Unir forças e celebrar a diversidade são os principais objetivos da Marcha de combate à LGBTfobia de Maceió, que acontece há mais de uma década na capital alagoana. Em sua 12ª edição, o tema Acessibilidade e Inclusão ganhará impulsionamento com atividades e manifestações em defesa dos direitos e no combate à violência. 

Promovido pelo Grupo Gay de Maceió com apoio de entidades públicas e privadas, o evento conta com uma programação especial para este fim de semana. A partir desta sexta-feira (26), de 9h às 17h, será realizado o 5º Seminário de Combate LGBTIfobia, com o tema Cumpram-se as Decisões  do Supremo Tribunal Federal. Entre os convidados estão: Toni Reis, diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Ernane Alexandre, superintendente do programa Rio Sem LGTIfobia, Claudio Nascimento, presidente do Grupo Arco Iris de Cidadania do Rio Janeiro, entre outros ativistas.   

Já no sábado (27), acontece o 2º Prêmio Guerreiros da Diversidade, a partir das 19h no Teatro Deodoro, que vai homenagear personalidades que apoiam as ações do Grupo Gay de Maceió em prol de políticas públicas que beneficiam a comunidade. Além da premiação, haverá ainda um espetáculo com diversas apresentações artísticas. 

No domingo, o encontro será na avenida principal de Cruz de Almas, onde três trios com atrações musicais farão a festa. Representantes da política alagoana e ativistas também vão manifestar seus posicionamentos na luta pela diversidade. A primeira-dama de Alagoas e coordenadora do Programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, será a madrinha da mobilização, enquanto que a drag queen Tchaka comandará a festa. 

“Será um fim de semana intenso de atividades. Uma grande oportunidade para toda sociedade alagoana se unir nesse clamor pela Inclusão e Acessibilidade de pessoas LGBTQIA+ em todas as áreas que desejarem estar. Esse tema é mais que necessário darmos visibilidade, porque é uma pauta urgente. Após as conquistas legislativas que obtivemos ao longo dos  anos, já passou da hora da hora de as vermos colocadas em prática”, disse o presidente do GGM Messias Mendonça.       

Homenageados do Prêmio Guerreiros da Diversidade:

  1. Cláudio Nascimento Silva – Presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania Lgbti+ Rio de Janeiro, diretor de Políticas públicas da Aliança Nacional Lgbti+ e coordenador no Brasil da Rede Gay Latino
  2. Tutmés Airan TJ AL – Desembargador 
  3. Marina Dantas -1ª Dama do Governo de Alagoas e coordenadora do Programa Vida Nova nas Grotas . 
  4. Magno Alexandre Moura- Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos Alagoas. 
  5. Ernane Alexandre Pereira- Superintendente de Políticas Públicas LGBTI do Estado do Rio de Janeiro. 
  6. Ronaldo Medeiros – Deputado estadual 
  7. Flávio Gomes – Promotor de Justiça de Alagoas 
  8. Cris de Madri – Mulher TRANS Ativista 
  9. Milton Muniz- Secretário Executivo de Cultura do Estado de Alagoas- SECULT. 
  10. Gustavo Xavier do Nascimento- Delegado Geral de Polícia Civil de Alagoas. 
  11. Fátima Canuto – Deputada estadual 
  12. Ana Moura- Coordenadora do Movimento LGBT de Delmiro Gouveia e Coletivo Maria Bonita
  13. Marcone Félix – Produtor cultural, ativista das causas LGBTI+, fundador do portal TV7 Brasil e coordenador do Instituto Sou Assim
  14. Toni Reis – Professor e especialista em sexualidade humana, mestre em filosofia e doutor e pós-doutor em educação. 

Notícias Relacionadas:

Comentários