Hospital Regional de Santana do Ipanema explica diretrizes do Parto Normal

24 Maio 2023


Foto: Assessoria / HRSI

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, unidade gerida pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), emitiu uma  nota de esclarecimento, nesta quarta-feira (24), para desmistificar algumas informações falsas que têm circulado nas redes sociais.

Entre alguns dados contidos no comunicado, estão as taxas de mortalidade em partos no Brasil em comparação com a taxa atual da principal unidade médica do Sertão de Alagoas. “No HRCRM a taxa de mortalidade fetal é de 3,64 por 1000 nascimentos, abaixo da média nacional”, diz a assessoria.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que apenas 15% dos partos sejam realizados por meio de cesariana;

Considerando que no Brasil a taxa de partos cesáreos é de 55%;

Considerando que no HRCRM a taxa de partos cesáreos foi de 50% em 2022;

Considerando que a taxa de mortalidade fetal no Brasil é de 8,33 por 1000 nascimentos;

Considerando que no HRCRM a taxa de mortalidade fetal é de 3,64 por 1000 nascimentos, abaixo da média nacional;

O HRCRM, informa que segue as melhores práticas nacionais e internacionais, baseadas nas Diretrizes de Assistência ao Parto Normal. Dito isso é importante destacar que a decisão de realizar uma cesariana é uma conduta médica, embasada em critérios clínicos e sempre visando o bem-estar da mãe e do bebê.

Por fim reafirmamos nosso compromisso com a população das 9ª e 10ª regiões de saúde de Alagoas, oferecendo assistência segura e humanizada, com foco na saúde e no bem-estar de todas as gestantes e recém-nascidos atendidos no HRCRM.

Atenciosamente,
Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo

Comentários