Buscando o empoderamento feminino, o Ministério Público de Alagoas, o Senac e a Prefeitura de Santana do Ipanema realizaram o lançamento de cursos profissionalizantes voltados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente para aquelas que foram vítimas de violência. O MP participa da iniciativa através da 4ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema.
A promotora de Justiça Viviane Karla Farias explica que muitas mulheres vítimas de violência não conseguem sair das relações abusivas que vivenciam por conta da dependência financeira. Por esse motivo, o MP, em parceria com outras instituições, idealizaram esse projeto voltado à profissionalização.
“O projeto oferta cursos de manicure, pedicure, depilação. A ideia é promover a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, empoderá-las e permitir que elas tenham uma perspectiva de vida diferente. Possam crescer, sonhar e se libertar do ciclo de violência vivido por muitas delas”, comenta.
O lançamento do projeto ocorreu no dia 27 de abril no auditório da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, o projeto conta com duas turmas com 20 alunas em cada. De acordo com a promotora, há previsão de formação de outras turmas e a oferta de mais cursos profissionalizantes.