Integrantes da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) estiveram nesta terça-feira (26) visitando as dependências da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, e acabaram registrando inúmeras irregularidades naquela unidade prisional.
De acordo com o vice-presidente da instituição, José Edeilton Gomes, a visita do Sindpol veio após várias denuncias de agentes, que já não aguentavam a situação caótica em que a delegacia se encontra.
“É desumano o quadro apresentado no local”, assim definiu o representante do Sindpol, após a avaliação no prédio da 2ª DRP.
Superlotação, desvio de função, problemas estruturais, além de reclamações dos próprios presos sobre a falta de serviços essenciais. Essas foram algumas das situações encontradas pelos diretores do sindicato.
Outro ponto importante levantado pelo sindicato dos policiais civis foi a grande quantidade de tentativa de fugas na regional, oito somente este ano.
Ao final da visita, um relatório com todos os problemas encontrados foi elaborado e entregue à Justiça e ao Ministério Público. Com o ofício, o Sindpol pede as autoridades providências para que a 2ª DRP seja novamente interditada.

Abastecimento de água e problemas com a fossa tem sido rotineiros na Regional (Foto: Alagoas na Net)
“Vimos aqui após as denuncias das inúmeras tentativas de fuga que vem acontecendo e que como consequência obriga os agentes de polícia, a além de prestar seus serviços comuns, terem que trabalhar como carcerários de uma delegacia muito precária, contudo pudemos ver irregularidades além do que nos foi passadas”, ressaltou Edeilton.
DRP em questão
Alvo de denuncias por diversas vezes, a 2ª Delegacia Regional de Polícia já passou por uma interdição no ano passado, tendo que ser reformada para então voltar à suas atividades normais.
Da Redação