Equatorial Alagoas faz ação educativa na Grota das Piabas em Maceió De forma interativa e lúdica, programa E+Educação tem percorrido o Estado expandindo conhecimentos sobre eficiência energética.

Ascom / Equatorial Alagoas

23 out 2022 - 17:21


Foto: Ascom / Equatorial Alagoas

Apagar a luz antes de sair do cômodo, não deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa e evitar abrir e fechar a geladeira frequentemente são dicas úteis de economia de energia. Com o objetivo de expandir os conhecimentos sobre temas relacionados à eficiência energética e promover a sustentabilidade, a Equatorial Alagoas realizou uma ação educativa alusiva ao mês das crianças neste sábado (22), na Grota das Piabas, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió.

As atividades integram o programa E+Educação da Distribuidora, chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem percorrido os quatros cantos de Alagoas educando comunidades e alunos da rede pública e privada da capital e do interior por meio de uma experiência de aprendizado diferenciada. Somente este ano, a Equatorial já realizou cerca de 150 palestras educando quase 5 mil pessoas de forma interativa e lúdica.

Participação da comunidade

A pedagoga do E+Educação, Amanda Marques, elogiou a participação da comunidade e reforçou a importância da criançada levar boas práticas de consumo consciente para os seus lares. “Durante a palestra, eles também aprenderam sobre os cuidados que devemos ter com eletrônicos e eletrodomésticos, como celular, geladeira e chuveiro elétrico, por exemplo”, disse a instrutora.

Na ocasião, a pequena Lanea, de 10 anos, contou que a palestra foi muito importante e que aprendeu muitas coisas que serão compartilhadas em casa e com os amigos. “Aprendi muitas coisas interessantes como não usar o celular enquanto ele estiver carregando pois é muito perigoso. Também aprendi que não devemos usar o T e sim o filtro de linha, não podemos colocar roupa por trás da geladeira nem ficar abrindo e fechando ela pois gasta mais energia”.

A Equatorial também realizou quizzes que testou o conhecimento dos pequenos sobre eficiência energética. A “casinha eficiente”, por sua vez, foi o experimento que mais chamou a atenção dos participantes. Ela é composta por uma espécie de maquete que simula os cômodos de uma residência e o consumo da energia de maneira intuitiva e visual. 

O líder comunitário Robson da Silva elogiou a iniciativa e agradeceu a presença da Distribuidora na comunidade. “A criançada é bem participativa e adora quando temos a oportunidade de proporcionar momentos como esse. Agradeço a Equatorial pelo apoio e por levar informações tão importantes sobre energia elétrica para os moradores das Piabas”.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

O engenheiro do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, Edmilson Santos, reforça o papel social da Distribuidora que é de contribuir positivamente para o futuro das novas gerações e promover o conhecimento necessário para que as pessoas consumam energia de forma responsável. “Os pequenos sempre vêm conversar conosco para dizer que aprenderam muito com a Equatorial. Ficamos felizes com esse retorno”, conclui.

ODS – O Programa E+Educação está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, visando promover a Educação de Qualidade até 2030.

Comentários